Uma experiência de uso do método de casos em formação continuada de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v46i.27179

Palavras-chave:

método de casos na formação docente, formação docente continuada, modelo personalista, modelo orientado para a pesquisa

Resumo

O uso do método de casos na formação continuada de professores é especialmente relevante na medida em que lhes pode permitir evocar e narrar situações reais de trabalho, partilhar a sua narrativa com os restantes colegas em formação e com os formadores, refletir coletivamente sobre cada caso e sobre o conjunto de casos em análise. Visa-se com este artigo descrever uma experiência de formação continuada de professores (dois por cada escola ou agrupamento de escolas) investidos da missão de passarem a constituir a secção de formação e monitorização de um dado centro de formação inter-escolas. Dentro da estratégia de formação que foi delineada, o uso do método de casos teve lugar na fase inicial do projeto que deveria concluir-se pela produção, pelos participantes, de planos de formação docente, devidamente contextualizados, a integrar no projeto educativo de cada escola. O projeto desenvolvido inspirou-se nos modelos de formação personalista e orientado para a pesquisa, tal como Zeichner (1983) os define e radicou no conhecimento científico acumulado acerca do uso do método dos casos na formação de professores. Para além do valor produtivo que o uso do método de casos teve, será posto em evidência o seu valor formativo para a constituição e a dinâmica de um grupo de formandos que não se conheciam à partida e entre os importava que se desenvolvesse a confiança, a colaboração, a capacidade de formação interpares e a reflexividade.

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Biografia do Autor

Maria Manuela Franco Esteves, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Lisboa (1999).

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Publicado

17-06-2021

Como Citar

ESTEVES, M. M. F. . Uma experiência de uso do método de casos em formação continuada de professores. Roteiro, [S. l.], v. 46, p. e27179, 2021. DOI: 10.18593/r.v46i.27179. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/27179. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Seção temática: Casos de Ensino na pesquisa e na formação de professores