Resenha da obra de Katherine Merseth, Desafios reais do cotidiano escolar brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v46.27183

Palavras-chave:

RESENHA, LIVRO, CASOS DE ENSINO

Resumo

O trabalho trata-se de uma resenha sobre o livro Desafios reais do cotidiano escolar brasileiro: 22 dilemas vividos por diretores, coordenadores e professores em escolas de todo o Brasil. Colaboraram para a construção da obra o Instituto Península, o Instituto Singularidades e o David Rockefeller Center for Latin American Studies (DRCLAS), da Universidade de Harvard, tendo como organizadora Katherine Klippert Merseth, professora sênior na Faculdade de Educação da Universidade de Harvard. É uma coletânea de casos de ensino, narrativas capazes de inspirar reflexões sobre problemáticas contemporâneas da Educação ao examinar e discutir possibilidades educativas, bem como contribuir para o aprimoramento profissional dos professores.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Raquel Pessoa, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual do Ceará. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará -UFC, Especialista em Educação Física Escolar pelas Faculdades Integradas de Patos - PB, Licenciada em Educação Física pela Universidade Regional do Cariri - URCA . Professora permanente do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias do Ceará. Líder do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação, Corporeidade e Sociedade (GEPEECOS). Pesquisadora colaboradora no Grupo de Pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS).Tem experiência na área de Educação e Educação Física Escolar atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores, Educação Física Escolar, Ludicidade, Esporte e Lazer.

Isabel Maria Sabino de Farias, UECE/DOCENTE

Professora Associada do Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UECE (supervisora de pós-doutorado e orientadora de doutorado, mestrado, especialização, graduação e iniciação científica). Possui Estágio Pós-Doutoral em Educação pela Universidade de Brasília (UNB); Doutorado e mestrado em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC); Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela PUC/MG; Licenciada em Pedagogia pela UECE.  Líder do grupo de pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS) e membro do grupo de estudo e pesquisa Formação de Professores e Práticas de Ensino (FOPPE/UFSC). Coordenadora do Observatório Desenvolvimento Profissional Docente e Inovação, que tem contado com financiamentos diversos (CAPES/OBEDUC, CNPq e FUNCAP). Pesquisadora de projetos financiados pelo CNPq (Universal 2018): Pesquisa com Professores Iniciantes: Um estudo sobre indução profissional, iniciativa interinstitucional entre UFRJ, UFSC e UECE; e, Processos de indução de professores iniciantes na escola básica, investigação em rede envolvendo 14 IES e vinculada à PUC/SP. Conselheira do Conselho Estadual de Educação do Ceará (2013-2014). Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE) e da Associação Nacional de Didática e Prática de Ensino (ANDIPE). Integra a Red de inducción a la docencia (RID), a Red Iberoamericana de Liderazgo y Prácticas Educativas (RILPE) e a Rede Inter-regional Norte, Nordeste e Centro-Oeste sobre Docência na Educação Básica e Superior (RIDES). Tem se dedicado a estudos e pesquisas sobre desenvolvimento profissional de professores, inovação e docência na Educação Básica e Educação Superior.

Referências

MERSETH, Katherine Klippert. Desafios reais do cotidiano escolar brasileiro: 22 dilemas vividos por diretores, coordenadores e professores em escolas de todo o Brasil. 1ª Ed. São Paulo: Instituto Península: Fundação Santillana; Moderna, 2018, 230p.

Downloads

Publicado

11-06-2021

Como Citar

PESSOA, A. R.; FARIAS, I. M. S. de . Resenha da obra de Katherine Merseth, Desafios reais do cotidiano escolar brasileiro. Roteiro, [S. l.], v. 46, 2021. DOI: 10.18593/r.v46.27183. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/27183. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Seção temática: Casos de Ensino na pesquisa e na formação de professores

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.