Casos de ensino na pesquisa e na formação de professores: entrevista com Maria da Graça Mizukami
DOI:
https://doi.org/10.18593/r.v46.27195Palavras-chave:
Casos de ensino, Formação de professores, Pesquisa sobre conhecimento profissional, Desenvolvimento docenteResumo
A entrevista com a educadora Maria da Graça Nicoletti Mizukami tem como foco temático casos de ensino na pesquisa e na formação de professores. Casos de ensino são narrativas de situações, reais ou não, abordando dilemas que permeiam o trabalho do professor na escola e na sala de aula ou mesmo em outras ocorrências de sua vida profissional. No Brasil, a Profa. Dra. Mizukami possui expressiva produção sobre casos de ensino, sua teorização, elaboração e uso na pesquisa e na formação de professores. Considerando sua trajetória de pesquisadora e de formadora, a entrevista focaliza seu encontro com esse instrumento, as principais referências teóricas, usos e aprendizados dessa experiência.
Downloads
Referências
MIZUKAMI, M. G. N. Casos de ensino e aprendizagem profissional da docência. In: ABRAMOWICZ, A.; MELLO, R. R. (org.). Educação: pesquisas e práticas. Campinas: Papirus, 2000. v. 1. p. 139-161.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Luciana Mendonça
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons – Atribuição – 4.0 Internacional.