O uso de caso de ensino sobre estudante com deficiência na formação inicial de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v46.27184

Palavras-chave:

casos de ensino, formação inicial de professor, estudante com deficiência

Resumo

O presente estudo objetivou analisar as contribuições do uso de casos de ensino no processo de formação inicial de professores de Matemática, Física e Química no que tange à preparação docente para o fazer pedagógico em contexto escolar com estudante com deficiência. Cabe destacar que o caso de ensino apresentado e analisado neste estudo foi estruturado e utilizado durante a fase de intervenção da pesquisa-ação que culminou em uma tese de doutorado. Na referida pesquisa, participaram do processo de formação/investigação 26 licenciandos em Matemática, Física e Química de duas instituições do Estado de Rondônia, e os dados foram produzidos/coletados por estudos em grupos e relatos escritos. Ficou evidente que os licenciandos, por intermédio do estudo do caso de ensino, tiveram a oportunidade de conhecer como tem acontecido o processo de inclusão/exclusão de alunos com deficiência nas salas de aula da educação básica, as demandas particulares dos estudantes cegos e surdos no processo ensino-aprendizagem e a responsabilidade do professor na promoção de uma educação de qualidade para todo e qualquer estudante. O estudo do caso de ensino também possibilitou e fez emergir muitas discussões, dúvidas, inquietações e reflexões sobre a complexidade da atuação docente na realidade das salas de aula do século XXI, tornando-se, assim, uma metodologia didática rica para a aprendizagem docente.

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Biografia do Autor

Marcia Rosa Uliana, Universidade Federal de Rondônia

 Doutora em Educação em Ciência e Matemática pela Rede Amazônica de Educação em Ciência e Matemática (REAMEC) - Polo Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela PUC-Minas e professora da Universidade Federal de Rondônia - Departamento de Matemática e Estatística. 

Gerson de Souza Mól, Universidade de Brasília

Doutor em Química pela Universidade de Brasília

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Publicado

08-07-2021

Como Citar

ULIANA, M. R.; MÓL, G. de S. O uso de caso de ensino sobre estudante com deficiência na formação inicial de professores. Roteiro, [S. l.], v. 46, p. e27184, 2021. DOI: 10.18593/r.v46.27184. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/27184. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Seção temática: Casos de Ensino na pesquisa e na formação de professores