Política indutora de educação integral: análise dos programas implementados em Belterra/PA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v46i.26651

Palavras-chave:

Educação Integral, Currículo, Infraestrutura, Financiamento

Resumo

Este estudo aborda as políticas educacionais indutoras de Educação Integral a partir da análise dos programas implementados pela Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SEMED) de Belterra/PA. A pesquisa é norteada pela seguinte questão: Quais programas de Educação Integral foram implementados pela SEMED de Belterra/PA, tendo como base a constituição do currículo, da infraestrutura e do financiamento desses programas? A metodologia da pesquisa consistiu na revisão bibliográfica, levantamento e análise documental. Constatou-se que a SEMED não desenvolveu programas locais de Educação Integral, porém, implementou políticas educacionais advindas do governo federal tais como o Programa Mais Educação (PME) em 2012 e a partir do ano de 2016 do Programa Novo Mais Educação (PNME). Identificamos que o atraso no repasse das verbas para a execução do PME e PNME ocasionou paralização, mesmo que temporária, das atividades cujo objetivo principal é melhorar a aprendizagem dos estudantes com baixo desempenho escolar e com vulnerabilidade social, mediante a ampliação do currículo escolar e do tempo de permanência na escola. O estudo conclui que apesar da Educação Integral não estar intrinsecamente ligada a extensão do tempo escolar, evidenciamos que para melhor efetivá-la devemos pensar em uma ampliação do currículo, da infraestrutura (espaços e organização do tempo) e do financiamento.

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Biografia do Autor

Lília Travassos de Sousa, Universidade Federal do Oeste do Pará

Pedagoga e Mestra em Educação (Linha de Pesquisa História, Política e Gestão Educacional na Amazônia) pela Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA. Integrante do grupo de estudos e pesquisas HISTEDBR (História, Sociedade e Educação no Brasil) da UFOPA. Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica/PIBIC (2016 - 2017). Exerceu a função de Monitora (voluntária) na disciplina de Estágio de gestão educacional, em 2019 na UFOPA sob supervisão da Profa. Dra. Maria L. I. S. Colares. Tem como área de atuação profissional: Planejamento e Avaliação Educacional, Política Educacional, Coordenação Pedagógica, Educação Especial, Educação Infantil e Séries Iniciais.

Maria Lília Imbiriba Sousa Colares, Universidade Federal do Oeste do ´Pará

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP. Pós-doutora em Educação FE/UNICAMP, com Estágio Pós-doutoral na Facultad de Filosofia y Humanidades, Universidad Nacional de Córdoba, Argentina - Projeto CAPG-BA 060/12 CAPES . Atualmente é pesquisadora PQ2 do CNPq e Professora Associada da Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA, onde exerce atividades de pesquisa e de docência na graduação e na Pós-graduação em Educação. É Coordenadora Adjunta do Programa de Pós-graduação em Educação/PPGE-UFOPA. É Editora Cientifica da Revista Exitus. Desde 2008 é Avaliadora Institucional e de Curso do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Desde 2010 é Coordenadora Adjunta do Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil- HISTEDBR/UFOPA. É Vice coordenadora do Fórum de Editores de Periódicos de Educação das Regiões Norte e Nordeste. É Vice presidente da Região Norte da Sociedade Brasileira de Educação Comparada/SBEC (2020-2022). Foi Diretora da ANPAE Seção PARÀ biênios (2011-2013; 2013-2015). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Sistemas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Política educacional, Gestão escolar e educacional. Possui obras publicadas em livros, periódicos e anais de eventos.

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Publicado

23-03-2021

Como Citar

SOUSA, L. T. de; COLARES, M. L. I. S. Política indutora de educação integral: análise dos programas implementados em Belterra/PA. Roteiro, [S. l.], v. 46, p. e26651, 2021. DOI: 10.18593/r.v46i.26651. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/26651. Acesso em: 17 abr. 2024.

Edição

Seção

Seção temática: Educação Integral