O ensino de língua portuguesa: das propostas e parâmetros à Base Nacional Comum Curricular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v46i.23935

Palavras-chave:

Base Nacional Comum Curricular, Neoliberalismo, Análise do Discurso

Resumo

Este trabalho tem como objetivo observar as proposições curriculares oficiais para o ensino de língua portuguesa na escolarização básica em função das condições político-ideológicas em que o documento foi produzido. A análise referenciada em perspectiva discursiva de linha francesa evidencia as rupturas com a memória histórica que se estabeleceram no momento da produção do documento em análise, em sua relação com políticas curriculares propostas no país em períodos anteriores. Nas condições de produção que então se configuraram, e do modo como se configuraram, na Base Nacional Comum Curricular o processo de aprendizagem foi submetido a princípios de reconhecimento de valores e de controle dos comportamentos, em oposição à concepção de sujeitos ativos e/ou cooperativos que caracteriza os projetos formativos nas proposições curriculares para o ensino de língua portuguesa produzidas nas décadas finais do século XX no país.

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Biografia do Autor

Emerson de Pietri, Faculdade de Educação da universidade de São Paulo

Émerson de Pietri é doutor em Lingüística Aplicada ao Ensino/Aprendizagem de Língua Materna, pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professor doutor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, responsável pela disciplina Metodologia do Ensino de Português. Além da atuação na formação de professores, tem interesse na história do ensino de escrita no Brasil.

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Publicado

11-03-2021

Como Citar

PIETRI, E. de. O ensino de língua portuguesa: das propostas e parâmetros à Base Nacional Comum Curricular. Roteiro, [S. l.], v. 46, p. e23935, 2021. DOI: 10.18593/r.v46i.23935. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/23935. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos de demanda contínua