Desafios do ensino de matemática com tecnologias digitais nos anos iniciais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v46i.23740

Palavras-chave:

Formação Docente, Desafios, Tecnologias

Resumo

Este artigo é um recorte da pesquisa de mestrado que possui como objetivo principal identificar e analisar as possibilidades, desafios em utilizar pedagogicamente as tecnologias na formação continuada de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais. Foi realizado um curso de extensão semipresencial em 2016 para professores dos anos iniciais da Educação Básica. Como parte do desenvolvimento da pesquisa nos valemos do Fórum de Discussão do Facebook (FDF) e o Diário dos participantes que foi produzido no Google DOC (DB). Os dados foram analisados utilizando a Análise Textual Discursiva (ATD) e os resultados apontam que os professores reconhecem que as Tecnologias Digitais (TD) estão cada vez mais próximas da vida escolar bem como a importância da formação continuada para alavancar a utilização das TD em sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, L. W.; SILVA, K. P.; VERTUAN, R. E. Modelagem matemática na educação básica. São Paulo: Contexto, 2012. DOI: https://doi.org/10.7476/9788572166508

BORBA, M.; SILVA, R. S. R.; GADANIDIS, G. Fases das tecnologias digitais em educação matemática: sala de aula e internet em movimento. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.

BRITO, C. da S.; SANT’ANA, C. de C.; SANT’ANA, I. P. Memes com viés matemático e suas potencialidades para o ensino de Matemática. Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática, v. 5, n. 1, p. 173-188, 22 abr. 2020. DOI: 10.34179/revisem.v5i1.12019. DOI: https://doi.org/10.34179/revisem.v5i1.12019

BRITO, C. da S.; SANT’ANA, C. de C.. Formação docente e jogos digitais no ensino de matemática. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, v. 7, n. 17, p. 415-434, 27 maio 2020. DOI: 10.26568/2359-2087.2020.4100. DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4100

SOUSA, A. S.; SANT’ANA, C. de C. Formação de professores e histórias em quadrinhos na Educação Matemática: possibilidades e desafios. Revista Binacional Brasil-Argentina: diálogo entre as ciências, v. 6, n. 1, p. 137-152, 2017. DOI: 10.22481/rbba.v6i1.1516. DOI: https://doi.org/10.22481/rbba.v6i1.1516

CANNONE, G.; ROBAYNA, M. S.; MEDINA, M. M. P. O ensino da matemática e as novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC): estudo de caso de um grupo professores de ensino fundamental, Ciclo I, em Tenerife - Espanha. Zetetiké, Campinas, v. 16, n. 30, p. 107-138, 2008.

CECÍLIO, S.; ARAÚJO, D. O. S. Professores e tecnologias digitais no ensino superior: tendências de uso e implicações para a subjetividade de professores. Roteiro, Joaçaba, v. 38, n. 2, p. 337-364, 8 jul. 2013.

CIRINO, M. M.; SOUZA, A. R. Objetos de aprendizagem como ferramenta instrucional para professores de química no ensino médio. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 7., 2009, Florianópolis. Anais [...] Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2009.

COSTA, N. M. L. Reflexões sobre tecnologias e mediação pedagógica na formação do professor de matemática. In: BELINE, W.; COSTA, N. M. L. (org.). Educação matemática, tecnologias e formação de professores: algumas reflexões. Campo Mourão: Editora da FECILCAM, 2010.

LEMOS, A.; LÉVY, P. O futuro da internet: em direção a uma ciberdemocracia planetária. São Paulo: Paulus, 2010.

LÉVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.

LONGAREZI, A. M.; SILVA, J. L. Pesquisa-formação: um olhar para sua constituição conceitual e política. Revista Contraponto, Itajaí, v. 13, n. 3, p. 214-225, set./dez. 2013. DOI: https://doi.org/10.14210/contrapontos.v13n3.p214-225

LOUREIRO, C. C.; GRIMM, V.; LUNARDI MENDES, G. M. “Imigrantes” versus “Nativos” digitais: o discurso de tecnologias digitais em políticas curriculares. Roteiro, Joaçaba, v. 41, n. 3, p. 725-742, 4 out. 2016. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/10599. Acesso em: 5 abr. 2016. DOI: https://doi.org/10.18593/r.v41i3.10599

MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise Textual Discursiva. 2. ed. rev. Ijuí: Editora Unijuí, 2011.

NOVIKOFF, C; PEREIRA, N. X. Internet e ensino: saberes indispensáveis aos imigrantes digitais. In: SIMPÓSIO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA, 10., 2013, Rio de Janeiro. Anais [...] Rio de Janeiro: Associação Educacional Dom Bosco, 2013.

OKADA, A. L. P. Desafios para EAD: como fazer emergir a colaboração e a cooperação em ambientes virtuais de aprendizagem? In: SILVA, M. (org.). Educação online: teorias, práticas, legislação, formação corporativa. São Paulo: Loyola, 2003.

PRENSKY, M. Nativos digitais imigrantes digitais. Tradução: Roberta de Moraes Jesus de Souza. Goiânia: Universidade Católica de Goiás, 2001.

PURIFICAÇÃO, I. C.; NEVES, T. G.; BRITO, G. S. Professores de Matemática e as tecnologias: medo e sedução. In: BELINE, W.; COSTA, N. M. L. (org.). Educação matemática, tecnologias e formação de professores: algumas reflexões. Campo Mourão: Editora da FECILCAM, 2010.

RAMALHO, B. L.; NUÑEZ, I. B.; GAUTHIER, C. Formar o professor, profissionalizar o ensino: perspectivas e desafios. 2. ed. Porto Alegre: Editora Sulina, 2004.

RIBEIRO, E. S. O Software de Autoria Visual Class na formação continuada de professores: uma proposta para o ensino da Matemática nos anos iniciais. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Formação de professores) – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Jequié, 2017.

RIBEIRO, E. S.; SANTANA, I. P.; SANT’ANA, C. de C. Contribuições do software Visual Class nos conhecimentos da docência nos anos iniciais. Olhar de Professor, v. 21, n. 2, p. 336-350, 2018. Disponível em: https://www.revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14195. Acesso em: 26 abr. 2020. DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.21i2.0012

SANT’ANA, C. C.; AMARAL, R. B.; BORBA, M. C. O uso de softwares na prática profissional do professor de matemática. Revista Ciência & Educação, v. 18, n. 3, p. 527-542, jul./set. 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132012000300003

SERAFIM, M. L.; SOUSA, R. P. Multimídia na educação: o vídeo digital integrado ao contexto escolar. In: SOUSA, R. P.; MOITA, F. M. G. S. C.; CARVALHO, A. B. G. (org.). Tecnologias digitais na educação. João Pessoa: EDUEPB, 2011. DOI: https://doi.org/10.7476/9788578791247.0002

SOUTO, D. L. P. Transformações expansivas na produção Matemática on-line. 1. ed. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2014.

TARDIF, M.; LESSARD, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Tradução: João Batista Kreuch. 8. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.

Downloads

Publicado

22-02-2021

Como Citar

SOARES RIBEIRO, E.; SANT’ANA, I. P.; SANT’ANA, C. de C. Desafios do ensino de matemática com tecnologias digitais nos anos iniciais. Roteiro, [S. l.], v. 46, p. e23740, 2021. DOI: 10.18593/r.v46i.23740. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/23740. Acesso em: 20 dez. 2024.

Edição

Seção

Seção Temática: Desafios da formação de professores para o ensino de Matemática

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.