Políticas públicas na formação continuada para o ensino de geometria

Autores

  • Valdete Aparecida do Miné Prefeitura da Estancia de Atibaia/EM Dr. José Aparecido Ferreira Franco https://orcid.org/0000-0003-2087-1017
  • Maria Regina dos Passos Pereira PUC-SP

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v46.23772

Palavras-chave:

Formação de professores, Geometria, Educação Matemática

Resumo

Este artigo tem por objetivo difundir a formação de Geometria nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tendo como referência os Programas Federal como o Pró-Letramento em Matemática, programa de formação continuada dos professores anos/séries iniciais do Ensino Fundamental; o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que tem como proposta as reformas curriculares e sua viabilização para um ensino de Matemática de qualidade, visando ao compromisso com o desenvolvimento do ensino e aprendizagem em matemática. Trataremos a formação contínua e os desafios enfrentados pelos professores da Educação Básica em suas práticas diárias no intuito de compreender as dificuldades de aprendizagem dos alunos com os conteúdos e habilidades ligados à Geometria. Os principais aportes teóricos são Lorenzato (1995, 2008), Pavanello (1989, 1993) e Serrazina (1999). Assim, finalizaremos com evidências de que a formação continuada do professor em Geometria necessita contemplar a prática pedagógica, ser realizada nas escolas e não em cursos pontuais de curta duração e fora do contexto escolar.

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Biografia do Autor

Valdete Aparecida do Miné, Prefeitura da Estancia de Atibaia/EM Dr. José Aparecido Ferreira Franco

Graduação em Ciências Contábeis pela Unifaat (1996), licenciatura em Matemática pela Faculdades Osvaldo Cruz (2001), graduada em pedagogia pela UEM (2019), espacializações em matemática, Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2013). Integrante do GdS/Unicamp no qual desenvolveu pesquisa sobre Lesson Study (2017-2019). Foi orientadora de matemática da Rede Municipal de Atibaia (2001-2012), tutora no programa Pró-Letramento (2007-2009), formadora no PNAIC-UNESP (2013), orientadora de estudos no PNAIC-UNICAMP (2014-2015). Atualmente é coordenadora pedagógica na EM Dr. José Aparecido Ferreira Franco, em Atibaia.

Maria Regina dos Passos Pereira, PUC-SP

Graduação em Biologia pela Faculdade de Filosofia e Letras São Leopoldo (1985). Em Pedagogia pela Faculdade Filosofia Ciências e Letras de Registro (1994). Mestre em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007). Doutora em Linguística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2019). De 2011 a 2014, participou do Projeto Internacional DIGIT-M-ED, financiado pelo Marie Curie Actions. É integrante do Grupo de Pesquisa Linguagem em Atividade no Contexto Escolar (LACE) e participa do Projeto de Extensão DIGIT-M-ED/Brasil: Transformando o ensino-aprendizagem pelos múltiplos meios. Ainda, trabalha como formadora de professores, coordenadores, diretores e formadores de formadores para instituições de ensino, públicas e particulares. Atua como Formadora na Editora Moderna e no do Instituto Elos. Coordenou a Elaboração do Curso de Estágio Probatório dos diretores recém-ingressantes da rede estadual paulista e faz parte do Comitê da Base Nacional Comum Curricular do Estado de São Paulo.

 

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Publicado

30-03-2021

Como Citar

MINÉ, V. A. do; PEREIRA, M. R. dos P. Políticas públicas na formação continuada para o ensino de geometria . Roteiro, [S. l.], v. 46, p. e23772, 2021. DOI: 10.18593/r.v46.23772. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/23772. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Seção Temática: Desafios da formação de professores para o ensino de Matemática