Políticas públicas na formação continuada para o ensino de geometria
DOI:
https://doi.org/10.18593/r.v46.23772Palavras-chave:
Formação de professores, Geometria, Educação MatemáticaResumo
Este artigo tem por objetivo difundir a formação de Geometria nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tendo como referência os Programas Federal como o Pró-Letramento em Matemática, programa de formação continuada dos professores anos/séries iniciais do Ensino Fundamental; o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que tem como proposta as reformas curriculares e sua viabilização para um ensino de Matemática de qualidade, visando ao compromisso com o desenvolvimento do ensino e aprendizagem em matemática. Trataremos a formação contínua e os desafios enfrentados pelos professores da Educação Básica em suas práticas diárias no intuito de compreender as dificuldades de aprendizagem dos alunos com os conteúdos e habilidades ligados à Geometria. Os principais aportes teóricos são Lorenzato (1995, 2008), Pavanello (1989, 1993) e Serrazina (1999). Assim, finalizaremos com evidências de que a formação continuada do professor em Geometria necessita contemplar a prática pedagógica, ser realizada nas escolas e não em cursos pontuais de curta duração e fora do contexto escolar.
Downloads
Referências
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, SEB, 2017.
BRASIL. Pró-Letramento: programa de formação continuada de professores dos anos/séries iniciais do ensino fundamental: matemática. Ed. rev. e ampl. incluindo SAEB/Prova Brasil matriz de referência. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008.
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: geometria. Brasília: MEC, SEB, 2014.
BRASIL. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília, DF: MEC/SEF, 1998.
FAINGUELERNT, E. K. Educação matemática: representação e construção em geometria. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.
FELDMANN, M, G. (org.) Formação de professores e escola na contemporaneidade. São Paulo: SENAC, 2009.
FIORENTINI, D. Quando acadêmicos da universidade e professores da escola básica constituem uma comunidade de prática reflexiva e investigativa. In: FIORENTINI, D.; GRANDO, R. C.; MISKULIN, R. G. S. (org.) Práticas de formação de pesquisa de professores que ensinam matemática. Campinas, SP: Mercados de Letras, 2009. (Série educação matemática).
HERSHKOWITZ, R.; BRUCKHEIMER, M.; VINNER, S. Atividades com professores baseadas em pesquisa cognitiva. In: LINDQUIST, M. M.; SHULTE, A. (org.) Aprendendo e Ensinando Geometria. Tradução: Hygino H. Domingues. São Paulo: Atual, 1994.
LAMONATO, M. A exploração-investigação matemática: potencialidades na formação contínua de professores. 2011. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2011.
LORENZATO, S. Educação infantil e percepção matemática. 2. ed. rev. e ampl. Campinas, SP: Autores Associados, 2008. (Coleção Formação de Professores).
LORENZATO, S. Por que não ensinar geometria? Revista da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Blumenau, n. 4, p. 3-13, jan./jun. 1995.
MATOS, J.; SERRAZINA, L. Didáctica da matemática. Lisboa: Universidade Aberta, 1996.
NACARATO, A. M.; PASSOS, C. L. B. A Geometria nas Séries Iniciais: uma análise sob a perspectiva da prática pedagógica e da formação de professores. São Carlos: EduFSCar, 2003.
NEVES, A. F. Em busca de uma vivência geométrica mais significativa. 1998. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 1998.
OLIVEIRA, A. T. C. C. de. Saberes e práticas de formadores de professores que vão ensinar matemática nos anos iniciais. 2007. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
PAVANELLO, M. R. O abandono do ensino da geometria no Brasil: causas e conseqüências. Revista Zetetiké, São Paulo: UNICAMP, Faculdade de Educação, ano 1, n. 1, p. 7-17, 1993.
PAVANELLO, M. R. O abandono do ensino de Geometria: uma visão histórica. 1989. (Dissertação em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1989.
RECIO, M.; RIVAYA, F. J. Una metodologia activa y ludica de la enseñanza de la geometria. Madrid: Síntesis, 1989.
SENA, R. M.; DORNELES, B. V. Ensino de geometria: rumos da pesquisa. Revemat: R. Eletr. Educ. Mat., Florianópolis: UFSC/MTM/PPGECT, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981-322v8n1p138/25095. Acesso em: 27 jun. 2016.
SERRAZINA, M. L.; PONTE. J. P.; OLIVEIRA, I. Grandes temas matemáticos. In: ABRANTES, P.; SERRAZINA, L.; OLIVEIRA, I. A Matemática na Educação Básica. Lisboa: Ministério da Educação Básica, 1999. p. 41-91.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Valdete Aparecida do Miné, Maria Regina dos Passos Pereira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons – Atribuição – 4.0 Internacional.