Grupos de pesquisa em alfabetização no Brasil: diálogos com redes de pesquisa

Autores

  • Cleonara Maria Schwartz Universidade Federal do Espírito Santo/Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação https://orcid.org/0000-0003-4411-2234
  • Isabel Cristina da Silva Frade Universidade Federal de Minas Gerais/Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação https://orcid.org/0000-0003-0805-7581
  • Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo Universidade Federal de São João Del Rey/Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação https://orcid.org/0000-0003-3103-3203

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v44i3.20502

Palavras-chave:

Alfabetização, Grupos de pesquisa, Educação

Resumo

Neste trabalho, buscou-se identificar e caracterizar os grupos de pesquisa brasileiros em alfabetização que tematizam o processo de ensino e aprendizagem iniciais da leitura e da escrita. Foram coletados dados da página do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do termo “alfabetização”, sem recorte temporal. Em seguida, realizaram-se análise da página dos grupos, tabulação e análise dos resultados. Foram identificados 95 grupos de pesquisa que estudam a alfabetização, sendo a maior parte desses localizados no Sudeste do País. Constata-se que a alfabetização vem se constituindo em objeto de investigação por diferentes enfoques temáticos. A alfabetização encontra-se presente em diferentes campos e áreas do conhecimento, revelando o seu caráter interdisciplinar e sua apropriação para a compreensão de fenômenos de ordens distintas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleonara Maria Schwartz, Universidade Federal do Espírito Santo/Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo; Pós-Doutorado pela Universidade de São Paulo;  Professora da Universidade Federal do Espírito Santo; Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização, Leitura e Escrita do Espírito Santo (NEPALES);https://orcid.org/0000-0003-4411-2234; http://lattes.cnpq.br/1768605311310158

Isabel Cristina da Silva Frade, Universidade Federal de Minas Gerais/Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais; Pós-Doutorado pela Universidade de São Paulo; pelo Institut National de Recherche Pédagogique/França e pela Universidade do Estado de Santa Catarina; Professora da Universidade Federal de Minas Gerais;pesquisadora do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita da FAE/UFMG (CEALE); https://orcid.org/0000-0003-0805-7581; http://lattes.cnpq.br/2572087438468943

Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo, Universidade Federal de São João Del Rey/Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais; Pós-doutorado pela University of London, Kings College; Professora da Universidade Federal de São João Del Rey; Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Alfabetização e Letramento (GPEALE); https://orcid.org/0000-0003-3103-3203; http://lattes.cnpq.br/6550649595912231

Referências

BALANCIERI, R. et al. A análise de redes de colaboração científica sob as novas tecnologias de informação e comunicação: um estudo na Plataforma Lattes. Ciência da Informação, Brasília, DF, v. 34, n. 1, p. 64-77, jan./abr. 2005. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0100-19652005000100008. Acesso em: 5 abr. 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-19652005000100008

CUNHA, L. A. Os (des)caminhos da pesquisa na pós-graduação em educação. In: SEMINÁRIO SOBRE A PRODUÇÃO CIENTÍFICA NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, 1979, 1., Brasília, DF. Anais [...]. Brasília, DF: MEC/CAPES, 1979. p. 3-15.

DIRETÓRIO DOS GRUPOS DE PESQUISA NO BRASIL LATTES. Disponível em: http://lattes.cnpq.br/web/dgp. Acesso em: 15 set. 2017.

FERREIRO, E.; TEBEROSKY, A. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985.

FRANCO, A. de P. Ensino Superior no Brasil: cenário, avanços e contradições. Jornal de Políticas Educacionais, n. 4, p. 53-63, jul./dez. 2008. DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v2i4.15028

GONTIJO, C. M. M. Alfabetização: a criança e a linguagem escrita. São Paulo: Autores Associados, 2003.

GONTIJO, C. M. M. O processo de alfabetização: novas contribuições. São Paulo: Martins

Fontes, 2002. DOI: https://doi.org/10.1016/S1464-2859(02)80530-2

GOUVEIA, A. J. A pesquisa educacional no Brasil. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, Fundação Carlos Chagas, v. 1, p. 1-20, jul. 1970.

GOUVEIA, A. J. A pesquisa sobre educação no Brasil: de 1970 para cá. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, Fundação Carlos Chagas, v. 19, p. 75-79, dez. 1976.

GOUVEIA, A. J. Algumas reflexões sobre a pesquisa educacional no Brasil. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, DF, v. 60, n. 135, p. 495-500, out./dez. 1974.

GUIMARÃES, M. C. M. Estado do conhecimento da alfabetização no Brasil (1944-2009). 2011. 213 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) – Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2011.

MACIEL, F. I. P. Alfabetização no Brasil: pesquisas, dados e análise. In: MORTATTI, M. R. L.; FRADE, I. C. A. S (org.). Alfabetização e seus sentidos: o que sabemos, fazemos e queremos? São Paulo: Editora Unesp; Marília: Oficina Universitária, 2014. p. 109 a 129. Disponível em: https://www.marilia.unesp.br/Home/Publicacoes/alfabetizacao_ebook.pdf. Acesso em: 05 ago. 2018. DOI: https://doi.org/10.36311/2014.978-85-393-0539-1.p109-131

MEADOWS, A. J. A comunicação científica. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 1999.

MORTATTI, M. R. L. Produção acadêmica brasileira sobre alfabetização em tempos sombrios: a produção acadêmica brasileira sobre alfabetização: avaliação da qualidade e impacto científico e social. La Plage em Revista, Sorocaba, v. 4, n. 2, p. 8-26, maio-ago. 2018. Disponível em: http://www.laplageemrevista.ufscar.br/index.php/lpg/article/view/469. Acesso em: 05 ago. 2018. DOI: https://doi.org/10.24115/S2446-6220201842469p.8-26

PERES, E. A revista História da Educação e a produção no campo da história da alfabetização. In: ENCONTRO SUL-RIO-GRANDENSE DE PESQUISADORES EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 11., 2005. São Leopoldo. Anais [...]. São Leopoldo: Unisinos, 2005. v. 1, p. 1-12. 1 CD-ROM

SERRANO, A. C. R. O estado do conhecimento sobre a aquisição da escrita no Brasil. 2010. 112 p. Dissertação (Mestrado) – Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2010. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/269807. Acesso em: 17 ago. 2018.

SOARES, M. B. Alfabetização no Brasil: o estado do conhecimento. Brasília, DF: INEP; Santiago; REDUC, 1989.

SOARES, M. B. As muitas facetas da alfabetização. Caderno de Pesquisa, n. 52, p. 19-24, fev. 1985.

SOARES, M. B. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, n. 24, jan./abr. 2004. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782004000100002

SOARES, M. B.; MACIEL, F. I. P. Alfabetização no Brasil: o estado do conhecimento. Brasília, DF: MEC/INEP/COMPED, 2000.

VICENTE, M. S.; DIAS, S. de O. M.; SANO, B. H. Análise da Ampliação do Ensino Superior no Brasil a partir do Programa de Reestruturação e Expansão Universitária: as novas universidades federais. Movimento-Revista de Educação, Niterói, ano 5, n. 9, p. 7-40, jul./dez. 2018. DOI: https://doi.org/10.22409/mov.v0i9.480

TRINDADE, I. M. F.; ITAQUI, E. R.; COSTA, L. S. As pesquisas de alfabetização e alfabetismo/letramento em foco. 2017. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/30274/000646285.pdf?sequence=1. Acesso em: 2 mar. 2019.

WARDE, M. J. O papel da pesquisa na pós-graduação em educação. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 73, p. 57-75, maio 1990.

Downloads

Publicado

21-11-2019

Como Citar

SCHWARTZ, C. M.; FRADE, I. C. da S.; MACEDO, M. do S. A. N. Grupos de pesquisa em alfabetização no Brasil: diálogos com redes de pesquisa. Roteiro, [S. l.], v. 44, n. 3, p. 1–26, 2019. DOI: 10.18593/r.v44i3.20502. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/20502. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de demanda contínua

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.