Bases epistemológicas de pesquisas relacionadas à população negra e educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v46i.26312

Palavras-chave:

Base Epistemológica, Pesquisa, Conhecimento, População Negra, Educação e Relações Raciais

Resumo

Concebendo epistemologia como as formas de chegar ao conhecimento e às racionalidades que legitimam o conhecimento produzido, nesse trabalho consideramos como bases epistemológicas as teorias, as metodologias e os autores que fundamentam as pesquisas em educação. Nos interessa, objetivamente, identificar as bases epistemológicas que fundamentam pesquisas relacionadas à população negra e educação, refletindo os avanços e desafios epistemológicos frente ao pensamento hegemônico na produção acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGEdu/UFPE) no período de 2010-2020. O procedimento metodológico foi o levantamento bibliográfico. Exploramos dissertações e teses em educação inseridas no repositório digital da UFPE. O critério básico para a seleção dos trabalhos foi a identificação de temas relacionados à população negra. Observamos os títulos das produções, as palavras-chave e os resumos, através dos descritores: raça, racismo, discriminação racial, relações étnico-raciais, população negra, manifestações culturais negras e educação. Encontramos e analisamos 20 pesquisas defendidas e publicadas nos últimos dez anos, entre elas, 12 dissertações e 8 teses. Para apreender as bases epistemológicas das pesquisas, realizamos a leitura dos capítulos teórico-metodológicos. Os resultados apontam que a produção acadêmica do PPGEdu-UFPE, no que se refere a aspectos da vida, da história e da cultura da população negra e das relações raciais no Brasil, embora ainda de forma incipiente, apresenta rasuras epistemológicas que revelam um conhecimento de ruptura com a hegemonia do pensamento eurocêntrico.

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Biografia do Autor

Maria da Conceição Reis, Universidade Federal de Pernambuco

Graduada em Pedagogia (2000) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), mestra (2004) e doutora em Educação pela UFPE (2012). É professora adjunta do Departamento de Administração Escolar e Planejamento Educacional do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco e pesquisadora da Linha de Pesquisa em Teoria e História da Educação do Programa de Pós Graduação em Educação da UFPE. Tem experiência de ensino, coordenação e gestão na Educação Básica. Tem formação e experiência de extensão e pesquisa na área de Educação, com ênfase na Educação das Relações Étnico-Raciais; Cultura, Identidade e Diversidade. É membro do GT 21 da ANPED e do Núcleo de Estudos Afro-brasileiro (NEAB) da UFPE. Foi coordenadora da Setorial de Extensão e Cultura do Centro de Educação UFPE (2015-2017) e reeleita ao cargo por mais dois anos.

Claudilene Maria da Silva, Unilab

Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. É produtora cultural e pesquisadora da cultura afro-brasileira. Trabalha com formação docente atuando principalmente nos temas: currículo e prática pedagógica; didática e prática docente; relações étnico-raciais no espaço escolar; e identidade, cultura e resistência negra.  É professora da UNILAB, no Campus dos Malês (BA) e membro do grupo de pesquisa NYEMBA e coordenadora Núcleo de Estudos Africanos, Afro-brasileiros e Indígenas (NEAABI/Unilab).

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Publicado

30-03-2021

Como Citar

REIS, M. da C.; SILVA, C. M. da. Bases epistemológicas de pesquisas relacionadas à população negra e educação. Roteiro, [S. l.], v. 46, p. e26312, 2021. DOI: 10.18593/r.v46i.26312. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/26312. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Seção temática: Epistemologias Negras e Processos Educativos