Escritores, relação com a escrita e experiência: um campo em educação artística

Autores

  • Paulo Nogueira Universidade do Porto - Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação / Faculdade de Belas Artes https://orcid.org/0000-0002-0584-1963

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v43i3.16415

Palavras-chave:

Interpretação, Experiência, Relação com a escrita

Resumo

O objetivo neste ensaio é apresentar parte de um trabalho de interpretação resultante de uma investigação narrativa e biográfica realizada com escritores portugueses, cujo objeto incidiu na “relação com a escrita” (2006-2012). Tal trabalho constituiu-se numa exploração biográfica das narrativas de vida de Manuel António Pina, Mário Cláudio, Ana Luísa Amaral, Luísa Dacosta e Jorge Velhote, no âmbito da qual procurou se aceder ao cosmos vivencial que foi e é a atividade de escrita daqueles escritores e, no contexto mais vasto, dos seus itinerários de vida literária e educativa. A abordagem em torno dessa questão, mesmo se já alguns anos passados desde que a construímos, continua a permitir-nos refletir a respeito dos movimentos singulares que tecem os modos de viver a experiência da escrita. Tendo por base esse quadro, com o presente texto pretendemos contribuir para alguma reflexão em educação artística.

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Biografia do Autor

Paulo Nogueira, Universidade do Porto - Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação / Faculdade de Belas Artes

Professor Auxiliar da FPCE-UPorto e na Faculdade de Belas Artes no Doutoramento em Educação Artística. Membro da Comissão Cientifica do Doutoramento em Educação Artística (UPorto e ULisboa).

Doutorado em Ciências da Educação (UP).

Membro investigador do CIIE/FPCEUP e membro colaborador do i2ADS/FBAUP.

Docente das seguintes cadeiras: Oficina de Escrita; Investigação e Docência em Artes Visuais; Educação, Arte e Cultura.

Referências

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Publicado

19-12-2018

Como Citar

NOGUEIRA, P. Escritores, relação com a escrita e experiência: um campo em educação artística. Roteiro, [S. l.], v. 43, n. 3, p. 1071–1088, 2018. DOI: 10.18593/r.v43i3.16415. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/16415. Acesso em: 4 out. 2024.

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