Licenciatura em educação do campo: interfaces entre o projeto pedagógico e a prática educativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v44i2.16156

Palavras-chave:

Formação inicial, Educação do Campo, Licenciatura em Educação do Campo

Resumo

O objetivo deste artigo é caracterizar o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Educação do Campo (PPC/LEdoC/UFPI) e suas interfaces com a prática educativa. Realizou-se pesquisa de abordagem qualitativa e de caráter descritivo, procedendo à observação de fatos e fenômenos exatamente como ocorrem em contextos reais. Utilizou-se análise documental do PPC e observação simples, como procedimentos de produção de dados. Os resultados apontam que existem avanços, desafios e possibilidades para essa formação. Os avanços referem-se ao delineamento, execução e contribuição para uma formação crítica e transformadora, bem como a ampliação do número de matrículas no Ensino Superior. Os desafios principais são as longas distâncias que separam a Universidade e as comunidades rurais em que os educandos residem, dificultando o acompanhamento e a orientação dos estudantes pelos professores e o fato de a maioria dos docentes não conhecerem a organização do trabalho pedagógico por meio da alternância e área do conhecimento, necessitando, portanto, de contínuos processos formativos e autoformativos, que favoreçam a compreensão e execução dessa proposta. No que se refere às possibilidades, a principal é a formação de novos perfis de professores, cuja dimensão política possibilite a construção de uma visão crítica sobre as contradições vividas na realidade e a capacidade de intervenção, a partir da relação teoria e prática.

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Biografia do Autor

Raimunda Alves Melo, Universidade Federal do Piauí

Doutoranda em Educação pela UFPI.

Professora Assistente do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Piauí.

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Publicado

16-04-2019

Como Citar

MELO, R. A.; CARVALHO, A. D. F. Licenciatura em educação do campo: interfaces entre o projeto pedagógico e a prática educativa. Roteiro, [S. l.], v. 44, n. 2, p. 1–22, 2019. DOI: 10.18593/r.v44i2.16156. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/16156. Acesso em: 3 jul. 2024.

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Artigos de demanda contínua

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