Universalização do ensino médio com qualidade social: desafios dos estados de Alagoas e Goiás
DOI:
https://doi.org/10.18593/r.v48.30697Palavras-chave:
ensino médio, qualidade social, universalizaçãoResumo
O artigo buscou responder à pergunta diretriz: quais os limites e possibilidades à universalização do Ensino Médio com qualidade social nos estados de Alagoas e Goiás? No âmbito dos aspectos teórico-metodológicos, optou-se pela abordagem dialética. Foram utilizados dados estatísticos relacionados, obtidos por meio da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua e do Censo Escolar, nos anos de 2016 e 2019. O estudo aponta as desigualdades educacionais entre dois estados de uma mesma nação e a distância que ambos estão da materialização do proposto nas metas do Plano Nacional de Educação (2014-2024). Ao Ensino Médio é relevante e urgente ter todos os jovens de 15 a 17 regularmente matriculados, professores com formação e condições de trabalho adequadas e, por fim, mas não menos importantes, escolas com infraestrutura ampla. Materializar as metas estabelecidas no Plano Nacional de Educação é um caminho profícuo à universalização do Ensino Médio com qualidade social.
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