External evaluation of higher education institutions: a comparative study between Brazil and Cape Verde

Authors

  • Gionara Tauchen Universidade Federal de Rio Grande (FURG)
  • João Felisberto Fernandes Semedo Universidade de Cabo Verde
  • Catia Piccolo Devechi Universidade de Brasília (UnB)

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v42i1.11549

Keywords:

External evaluation, Higher Education, State, Quality

Abstract

In this current study, worked out from the perspective of comparative studies, we aimed to discuss about the principles and guiding criteria of external evaluation processes that focus on the organization of Higher Education Institutions in Brazil and Cape Verde. We analyzed how each country has regulated the relationship between Higher Education and society and how each of them have committed itself with the public policies. We concluded that the creation of external evaluation systems in Brazil and Cape Verde is linked to the need to set up regulation by both States and to the induction of the quality of the educational systems, in a scenario of diversification of institutional models, taking into account the expansion of the access to Higher Education, the integration and international recognition.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Gionara Tauchen, Universidade Federal de Rio Grande (FURG)

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Docente dos Programas de Pós-graduação em Educação e Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. gionaratauchen@furg.br

João Felisberto Fernandes Semedo, Universidade de Cabo Verde

Doutor em Didática da Matemática pela Universidade de Lisboa, Portugal. Docente da Universidade de Cabo Verde. Presidente do Conselho Directivo do Departamento de Ciências e Tecnologia. joao.semedo@docente.unicv.edu.cv

Catia Piccolo Devechi, Universidade de Brasília (UnB)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Docente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Brasília (UnB). devechi@unb.br

References

BALL, S. J. Diretrizes políticas globais e relações políticas locais em educação. Currículo sem Fronteiras, v. 1, n. 2, p. 99-116, jul./dez. 2001.

BANCO MUNDIAL. Construindo o futuro: como é que o ensino superior pode contribuir para a agenda de transformação econômica e social de Cabo Verde. Documento do Banco Mundial, 2012. Disponível em: <http://www.dgesc.gov.cv/index.php/es/estudos-sobre-es-de-cv/finish/11/19>. Acesso em: 03 abr. 2015.

BERTOLIN, J. Qualidade em educação superior: da diversidade de concepções à inexorável subjetividade conceitual. Avaliação, Campinas, Sorocaba, v. 14 n. 1, p. 127-149, mar. 2009.

BRASIL. Lei n. 10.861, de 14 de abril de 2004. Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 14 abr. 2004.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria n. 1.027, de 15 de maio de 2006. Dispõe sobre banco de avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES, a Comissão Técnica de Acompanhamento da Avaliação – CTAA e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 15 maio 2006.

BRASIL. MEC. Gabinete do Ministro. Educação como Ponte Estratégica Brasil –

África. Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique e São Tomé e Príncipe. Brasília, DF,

BRASIL. Portaria Normativa n. 12, de 05 de setembro de 2008. Institui o Índice Geral de Cursos da Instituição de Educação Superior (IGC). Diário Oficial da União, Brasília, DF, 05 set. 2008. Disponível em: <http://download.inep.gov.br/download/superior/condicoesdeensino/PORTARIA_NORMATIVA_12.pdf> Acesso em: 12 jan. 2015.

BRITO, A. J. Desafio da criação do sistema de avaliação do ensino superior em Cabo Verde. Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa. Pernambuco, 2013.

CABO VERDE. Decreto‐Lei n. 20/2012, de 19 de julho. Regime Jurídico das Instituições do Ensino Superior em Cabo Verde. Acesso em 5 de fevereiro de 2015. Disponível em: <https://portoncv.gov.cv/portal/page?_pageid=118,188596&_dad=portal&_schema=PORTAL&p_dominio=25&p_menu=29&p_item=279&p_ent_det=1570>. Acesso em: 05 fev. 2015.

CABO VERDE. Decreto n. 70/79, de 28 de julho de 1979. Cria o Curso de Formação de Professores do Ensino Secundário. Cabo Verde, 1979.

CABO VERDE. Lei n. 103/III, de 29 de dezembro de 1990. Aprova as Bases do Sistema Educativo de Cabo Verde (LBSE). Cabo Verde, 1990. Disponível em: <https://portoncv.gov.cv/dhub/porton.por_global.open_file?p_doc_id=486>. Acesso em: 05 fev. 2015.

CABO VERDE. Ministério do Ensino Superior, Ciência e Inovação (MESCI). Direção-Geral de Ensino Superior. Despacho n. 06/2014. Seleção de avaliadores das instituições de ensino superior cabo-verdianas. Cabo Verde, 2014a. Disponível em: <http://www.dgesc.gov.cv/index.php/ensino-superior-de-cv/legislacao>. Acesso em: 05 fev. 2015.

CABO VERDE. Ministério do Ensino Superior, Ciência e Inovação (MESCI). Direção-Geral de Ensino Superior. Despacho n. 27/2014. Regulamento de Avaliação do Ensino Superior Cabo-Verdiano. Cabo Verde, 2014b. Disponível em: <http://www.dgesc.gov.cv/index.php/ensino-superior-de-cv/legislacao/finish/10/935>. Acesso em: 05 fev. 2015.

CABO VERDE. Ministério do Ensino Superior, Ciência e Inovação (MESCI). Direção-Geral de Ensino Superior. Directivas do Sistema Nacional de Garantia de Qualidade do Ensino Superior (SNAQES). Cabo Verde, 2014c. Disponível em: <http://www.dgesc.gov.cv/index.php/ensino-superior-de-cv/legislacao/finish/10/934>. Acesso em: 05 fev. 2015.

CABO VERDE. Ministério do Ensino Superior, Ciência e Inovação (MESCI). Direção-Geral de Ensino Superior. Documento Orientador para Comissão de Avaliação Institucional Externa das IES de Cabo Verde. Disponível em: <http://www.dgesc.gov.cv/index.php/ensino-superior-de-cv/legislacao/finish/10/933>. Acesso em: 05 fev. 2015.

CABO VERDE. Ministério do Ensino Superior, Ciência e Inovação (MESCI). Direção-Geral de Ensino Superior. Portaria. Aprova os instrumentos de avaliação institucional externa das Instituições de Ensino Superior. 2014. Disponível em: <http://www.dgesc.gov.cv/index.php/ensino-superior-de-cv/legislacao/finish/10/936>. Acesso em: 05 fev. 2015.

CARDOSO, A. P. B. Criação do Sistema Nacional de Avaliação Institucional do Ensino Superior em Cabo Verde. In: ANPED SUL, 10., 2014, Florianópolis. Anais... Florianópolis, 2014.

CARVALHO, E. J. G. Estudos comparados em educação: novos enfoques teórico-metodológicos. Acta Scientiarum Education, v. 36, n. 1, p. 129-141, jan./jun. 2014.

COELHO, C. Sujeitos e processos institucionais: práticas avaliativas interativas na UnB no âmbito do SINAES. In: CONFERÊNCIA DO FÓRUM DE GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR NOS PAÍSES E REGIÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA, 2., 2012, Macau. Anais... Macau, 2012. p. 1-13.

COWEN, R.; KAZAMIAS, A. M.; ULTERHALTER, E. Introdução: o nacional, o internacional e o global. In: COWEN, R.; KAZAMIAS, A. M.; ULTERHALTER, E. (Org.). Educação comparada: panorama internacional e perspectivas. Brasília, DF: Capes/Unesco, 2012a.

COWEN, R.; KAZAMIAS, A. M.; ULTERHALTER, E. (Org.). Educação comparada: panorama internacional e perspectivas. Brasília, DF: Capes/Unesco, 2012b. v. 1.

DALE, R. Globalização e Educação: Demonstrando a existência de uma “cultura educacional mundial comum” ou localizando uma “agenda globalmente estruturada para a educação”? Revista Educação & Sociedade, São Paulo: Cortez, v. 25, n. 87, p. 423-460, maio/ago. 2004.

DIAS SOBRINHO, J. Avaliação da educação superior: conflitos e paradigmas. In: CONFERÊNCIA DO FÓRUM DE GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR NOS PAÍSES E REGIÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA, 2., 2012, Macau. Anais... Macau, 2012. p. 1-14.

DIAS SOBRINHO, J. Avaliação e transformações da educação superior brasileira (1995-2009): do PROVÃO ao SINAES. Avaliação, Campinas, v. 15, n. 1, p. 195-224, mar. 2010.

FERRÃO, J. Palavras de abertura do Presidente da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP) e Magnífico Reitor da Universidade de Lúrio. In: ENCONTRO DA AULP, 23., 2013, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte, 2013.

FERREIRA, M. M.; MOREIRA, R. L. Capes, 50 anos: depoimentos ao CPDOC/FGV. Brasília, DF: Capes, 2002.

GRAÇA, C. Gestão da educação superior: inclusão, dialéctica, extensão, avaliação e monitoria da qualidade do ensino. In: CONFERÊNCIA DO FÓRUM DE GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR NOS PAÍSES E REGIÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA, 2., 2012, Macau. Anais... Macau, 2012. p. 1-10.

LAW, W. O estado desenvolvimentista, mudança social e educação. In: COWEN, R.; KAZAMIAS, A. M.; ULTERHALTER, E. (Org.). Educação comparada: panorama internacional e perspectivas. Brasília, DF: Capes/Unesco, 2012. v. 1.

MALET, R. Do Estado-Nação ao Espaço-Mundo: as condições históricas da renovação da educação comparada. Educação e Sociedade, v. 25, n. 89, p. 1301-1332, 2004.

MENDES, M.; SILVA, E. Avaliação, Acreditação e Gestão do Ensino Superior em Angola: percepções, desafios e tendências. In: CONFERÊNCIA DO FÓRUM DE GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR NOS PAÍSES E REGIÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA, 1., 2011, Lisboa. Anais... Lisboa, 2011. p. 1-14.

MENDONÇA, J. et al. Qualidade do Ensino Superior no Brasil: uma análise do instrumento formal de avaliação. In: CONFERÊNCIA DO FÓRUM DE GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR NOS PAÍSES E REGIÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA, 2., 2012, Macau. Anais... Macau, 2012. p. 1-14.

MOROSINI, M. C. Estado do conhecimento sobre internacionalização da educação superior – Conceitos e práticas. Educar, Curitiba, n. 28, p. 107-124, 2006.

MOROSINI, M. C.; FRANCO, M. E. P. Educação superior brasileira: encruzilhada na questão da qualidade. In: MACIEL, A. M. R. et al. (Org.). Universidade hoje: o que precisa ser dito? Santa Maria: Ed. UFSM, 2012.

NEAVE, G. O Estado-avaliador como política em transição: um estudo histórico e anatômico. In: COWEN, R.; KAZAMIAS, A. M.; ULTERHALTER, E. (Org.) Educação comparada: panorama internacional e perspectivas. Brasília, DF: Capes/Unesco, 2012.

PEIXOTO, M. C. L. Avaliação institucional externa no SINAES: considerações sobre a prática recente. Avaliação, Campinas, v. 16, n. 1, p. 11-36, mar. 2011.

POPKEWITZ, T. Algunos problemas y problemáticas en la producción de la evaluación, Revista de Educación, nº 229. Madrid: Centro de Publicaciones del Ministerio de Educación y Ciencia, 1992. p. 95 -118.

RODRIGUES, I.; MACHADO, M.; ARAÚJO, J. Expansão do Ensino Superior no Brasil: avaliação como mecanismo para a garantia da qualidade. In: CONFERÊNCIA DO FÓRUM DE GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR NOS PAÍSES E REGIÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA, 1., 2011, Lisboa. Anais... Lisboa, 2011. p. 1-11.

SCHNEIDER, M. P.; ROSTIROLA, C. R. Estado-Avaliador: reflexões sobre sua evolução no Brasil. RBPAE, v. 31, n. 3, p. 493-510, set./dez. 2015.

SCHRIEWER, J. Sistema Mundial e Inter-Relacionamento de Redes: a Internacionalização da Educação e o Papel da Pesquisa Comparativa. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, DF, v. 76, n. 182-183, p. 241-304, jan./ago. 1995.

TAUCHEN, G.; MENDES, M. C. B. R.; DEVECHI, C. P. V. Garantia da qualidade e da avaliação: um estudo comparado sobre as decorrências do processo de Bolonha na comunidade dos países de língua portuguesa. Espaço Pedagógico, v. 22, p. 240-263, 2015.

TEODORO, A.; ANÍBAL, G. A educação em tempos de globalização: modernização e hibridismo nas políticas educativas em Portugal. Revista Iberoamericana de Educación, n. 48, p. 73-91, 2008.

TEODORO, A.; ANÍBAL, G. A educação em tempos de globalização neoliberal. Os novos modos de regulação das políticas educacionais. Brasília, DF: Liber Livro, 2011.

TEODORO, A.; ANÍBAL, G. Educação Superior e inclusão, tendências e desafios no século XXI. Temas em Educação, João Pessoa, v. 22, n. 2, p. 225-238, jul./dez. 2013.

UNESCO. Conferência Mundial sobre Ensino Superior: As Novas Dinâmicas do Ensino Superior e Pesquisas para a Mudança e o Desenvolvimento Social. Paris, jul. 2009.

UNESCO. Declaração Mundial sobre Educação Superior no Século XXI: Visão e Ação. Paris, 09 out. 1998. Disponível em: <http://www.direitoshumanos.usp.br/index.php/Direito-a-Educa%C3%A7%C3%A3o/declaracao-mundial-sobre-educacao-superior-no-seculo-xxi-visao-e-acao.html>. Acesso em: 02 jan. 2013.

VARELA, B. L. Importância da avaliação das instituições e cursos do ensino superior em Cabo Verde. In: Ministério do Ensino Superior e Ciência (Org.). Seminário Sobre Avaliação Das Instituições Do Ensino Superior Cabo-Verdianas. Universidade de Cabo Verde, Cabo Verde, fev. 2013.

VERHINE, R. E.; FREITAS, A. A. S. M. A avaliação da educação superior: modalidades e tendências no cenário internacional. Revista Ensino Superior Unicamp, 2012. Disponível em: <https://www.revistaensinosuperior.gr.unicamp.br/artigos/a-avaliacao-da-educacao-superior-modalidades-e-tendencias-no-cenario-internacional>. Acesso em: 05 jan. 2015.

Published

2017-04-04

How to Cite

TAUCHEN, G.; SEMEDO, J. F. F.; DEVECHI, C. P. External evaluation of higher education institutions: a comparative study between Brazil and Cape Verde. Roteiro, [S. l.], v. 42, n. 1, p. 85–106, 2017. DOI: 10.18593/r.v42i1.11549. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/11549. Acesso em: 22 jul. 2024.

Issue

Section

Dossiê "Docência Universitária"

Most read articles by the same author(s)

Similar Articles

1 2 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.