AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA NO BRASIL: POTENCIAL INDUTOR DE QUALIDADE? / Large scale evaluation in Brazil: potential quality inducer?

Autores

  • Edite Maria Sudbrack URI/Câmpus de Frederico Westphalen
  • Eliane Maria Cocco URI/Câmpus de Frederico Westphalen

Resumo

O propósito deste ensaio foi trazer à baila a avaliação em larga escala em uma perspectiva analítica que situe seu potencial indutor de qualificação educacional. Procuramos evidenciar e problematizar a avaliação demandada pelo projeto social vigente. Em seguida, trouxemos aproximações conceituais das avaliações em larga escala, bem como seus objetivos enquanto política pública. Evidenciamos, também, as características das avaliações em larga escala na educação básica pós-década de 1990 e problematizamos que a imposição dos valores da competência e do desempenho forjam um pensamento único, traduzido como legítimo.

Palavras-chave: Avaliação em larga escala. Estado avaliador. Política pública. 

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Biografia do Autor

Edite Maria Sudbrack, URI/Câmpus de Frederico Westphalen

Doutora em Educação – Professora da Universidade Regional integrada do Alto Uruguai e das Missões/Câmpus de Frederico Westphalen. sudbrack@uri.edu.br.

Eliane Maria Cocco, URI/Câmpus de Frederico Westphalen

Mestre em Educação – Professora de Educação Básica. Bolsista do projeto: Indicadores de Qualidade e Gestão Democrática, Núcleo em rede, Observatório de Educação, INEP/CAPES.  elianecocco31@gmail.com.

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Publicado

25-09-2014

Como Citar

SUDBRACK, E. M.; COCCO, E. M. AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA NO BRASIL: POTENCIAL INDUTOR DE QUALIDADE? / Large scale evaluation in Brazil: potential quality inducer?. Roteiro, [S. l.], v. 39, n. 2, p. 347–370, 2014. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/4231. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Sistema Nacional de Avaliação