BALANÇO DE PESQUISAS SOBRE O ENEM: CONSIDERAÇÕES SOBRE A CONSTITUIÇÃO POLÍTICA DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS / Balance of researches on Enem: considerations on the political constitution of external evaluations
Resumo
Este artigo objetivou analisar a produção de dissertações e teses sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), com o intuito de discutir as tendências e as abordagens desse tema no campo acadêmico, de acordo com trabalhos que são referência para os balanços bibliográficos, como Barreto e Pinto (2001). A escolha do tema se justifica pela centralidade que essa avaliação vem assumindo na formulação e implementação das políticas públicas relacionadas à educação. A partir da análise dos trabalhos encontrados, foi possível perceber a ausência de autores que discutem o ENEM como política educacional. Tal abordagem pode considerar alguns aspectos políticos constitutivos do ENEM, como a introdução da lógica mercadológica na educação e de noções de eficiência e qualidade.
Palavras-chave: ENEM. Avaliação externa. Políticas públicas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons – Atribuição – 4.0 Internacional.