Casos de ensino: notas sobre uma estratégia de pesquisa e formação de professores
DOI:
https://doi.org/10.18593/r.v46.27340Palavras-chave:
casos de ensino, estratégia de pesquisa, possibilidade metodológica, formação de professoresResumo
Este artigo apresenta discussão sobre casos de ensino, caracterizados como sendo uma produção escrita direcionada para a problematização de uma determinada temática, podendo resultar numa potente oportunidade de procedimento de pesquisa, mas também uma possibilidade formativa no campo da formação de professores. A literatura sobre casos, principalmente no âmbito da Educação, ainda é escassa, com poucas pesquisas e discussão sobre o assunto. Desse modo, neste texto, além de uma revisão conceitual (MIZUKAMI, 2006; ROESCH, 2007; MUSSI, 2007; LACERDA, 2011), também apresentamos um caso na integra, juntamente com a análise e orientações para sua utilização com professores. Esperamos que este artigo contribua para a utilização de casos de ensino como uma estratégia metodológica e de formação de professores e, com isso, amplie a divulgação dessa estratégia entre os pesquisadores em Educação.
Downloads
Referências
ALARCÃO, I. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. São Paulo: Cortez, 2003.
CAVALCANTE, M. M. da S.; FARIAS. I. M. S. Permanecer na docência. Revista Educação em Questão, Natal, v. 58, n. 58, p. 1-24, e-22474, out./dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n58ID22474
CAVALCANTE, M. M. da S. Permanecer ou evadir da docência? Estudo sobre perspectivas de professores iniciantes egressos do Pibid UECE. 2018. 156 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2018.
DOMINGUES, I. M. C. S. Os casos de ensino como “potenciais reflexivos” no desenvolvimento profissional dos professores da escola pública. 2007. 157 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2008.
DOMINGUES, I. M. C. S. Desenvolvimento profissional de professoras alfabetizadoras em ambiente virtual de aprendizagem: contribuições de casos de ensino. 2013. 259 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013.
FARIA, M.; FIGUEIREDO, K. F. Casos de ensino no Brasil: análise bibliométrica e orientações para autores. Revista de Administração Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 17, n. 2, art. 3, p. 176-197, mar./abr. 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S1415-65552013000200004
FARIAS, I. M. S. de. Uso de casos de ensino no desenvolvimento docente. Programa de disciplina. Programa de Pós-Graduação em Educação. Fortaleza: UECE, 2017. Mímeo.
FONSECA, M. P. Porque desisti de ser professora: um estudo sobre a evasão docente. 2013. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2013.
FREIRE, P. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho d’Água, 1997.
GARCÍA, C. M. Formação de profesores para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999.
GARCÍA, C. M. O professor iniciante, a prática pedagógica e o sentido da experiência. Formação Docente, Belo Horizonte, v. 2, n. 3, p. 11-49, ago./dez. 2010.
GIL, A. C. Elaboração de casos para o ensino de administração. Contextus -
Revista Contemporânea de Economia e Gestão, Fortaleza, v. 2, n. 2, p. 7-16, 2004.
GRAHAM, A. Como escrever e usar estudos de caso para ensino e aprendizagem no setor público. Brasília, DF: ENAP, 2010.
LACERDA, C. R. A experiência do exercício da profissão e o saber ensinar: estudo com professores dos cursos de bacharelado. 2011. 249 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2011.
MENEZES, M. A. A. Do método do caso ao case: a trajetória de uma ferramenta pedagógica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 35, n. 1, p. 129-143, jan./abr. 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022009000100009
MERSETH, K. K. Case studies and teacher education. Teacher Education Quartely, v. 17, n. 1, p. 53-61, 1990. DOI: https://doi.org/10.1007/BF03032131
MERSETH, K. K. Cases and case methods in teacher education. In: SIKULA, J. (ed.). Handbook of research on teacher education. New York: Macmillan, 1996. p. 722-744.
MERSETH, K. K. Foreword: a rationale for case-based pedagogy in teacher education. In: LUNDEBERG, M. A.; LEVIN, B. B.; HARRINGTON, H. L. (ed.). Who learns what from cases andhow? The research base for teaching and learning with cases. New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, 1999. p. IX-XV.
MIZUKAMI, M. G. N. Casos de ensino e aprendizagem profissional da docência. In: ABRAMOWICZ, A.; MELLO, R. R. (org.). Educação: pesquisas e práticas. Campinas: Papirus, 2000. v. 1. p. 139-161.
MIZUKAMI, M. G. N.; DOMINGUES, I. M. C. S.; SARMENTO, T. Os casos de ensino na formação-investigação de professores dos anos iniciais. In: DORNELLES, L. V.; FERNANDES, N. (org.). Perspectivas sociológicas e educacionais em estudos da criança: as marcas das dialogicidades luso-brasileiras. 1. ed. Braga, Portugal: Editora da Universidade do Minho, 2012. v. 1. p. 1-15.
MIZUKAMI, M. G. N. Escola e aprendizagem da docência: processos de investigação e formação. São Carlos: EdUFSCar, 2002.
MIZUKAMI, M. G. N. Formadores de professores, conhecimentos da docência e casos de ensino. In: REALI, A. M. M. R.; MIZUKAMI, M. G. N. (org.). Formação de professores: práticas pedagógicas e escola. 1. ed. São Carlos: EdUFSCar, 2010. p. 151-174.
MIZUKAMI, M. G. N. Roteiro de atividade: “construa um caso de ensino”. Disciplina: Formação de professores. São Carlos: UFSCar, 1998. Mimeografado.
MUSSI, A. de A. Docência no ensino superior: conhecimentos profissionais e processos de desenvolvimento profissional. 2007. 189 f. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de Campinas, São Paulo, 2007.
NONO, M. A. Caso de ensino e professores iniciantes. 2005. 238 f. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2005.
NONO, M. A.; MIZUKAMI, M. da G. N. Casos de ensino e processos de aprendizagem profissional docente. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, DF, v. 83, n. 203-205, jan./dez. 2002a. DOI: https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.83i203-04-05.906
NONO, M. A.; MIZUKAMI, M. da G. N. Possibilidades Formativas e Investigativas de Casos de Ensino. Olhar de professor, Ponta Grossa, v. 5, n. 1, p. 115-132, 2002b.
NONO, M. A.; MIZUKAMI, M. da G. N. Processos de formação de professoras iniciantes. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, DF, v. 87, n. 217, p. 382-400, set./dez. 2006. DOI: https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.87i217.812
ROCHA, S. A. Casos de ensino como possibilidade de reflexão sobre a docência na pós-graduação. Ensino em Re-vista, Uberlândia, v. 19, n. 1, p. 159-166, jan./jun. 2012.
ROESCH, S. M. A. Casos de ensino em administração: notas sobre a construção de casos para ensino. RAC - Revista de Administração Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 11, n. 2, p. 213-234, abr./jun. 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S1415-65552007000200012
RODRIGUES, Á. M. R. O silêncio e a transgressão: contribuições das narrativas de uma menina e de um menino com trajetórias marcadas pelo insucesso na leitura e na escrita. 2009. 196 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2009.
SHULMAN, J. H. (ed.). Case methods in teacher education. New York: Teachers College, 1992a.
SHULMAN, L. S. Toward a pedagogy of cases. In: SULMAN, J. (ed.). Case methods in teacher education. New York: Teachers College, 1992b. p. 1-30.
STAKE, R. E. Case studies. In: DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. (ed.). Handbook of qualitative research. London: SAGE Publications, 1994. p. 236-247.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
ZEICHNER, K. M. A formação reflexiva de professores: idéias e práticas. Universidade de Lisboa, Lisboa: Educa, 1993.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Marta María Olmo Extremera, Maria Mikaele Silva Cavalcante
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons – Atribuição – 4.0 Internacional.