Arte, estética e diálogo na Educação Infantil: registros invisibilizados e sentidos (des)sensibilizados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v43i3.16481

Palavras-chave:

Políticas públicas, Educação Infantil, Formação, Arte

Resumo

A Educação Infantil tem participação relevante na história dos 40 anos da educação pública do Rio de Janeiro. Neste estudo teve-se como objetivo geral refletir sobre práticas recorrentes nas instituições de ensino que atendem a esse segmento e que acabam por gerar tensões entre os profissionais que lá atuam. A proposta é apontar e discutir as discrepâncias existentes entre os documentos oficiais e o que é praticado no cotidiano das escolas de educação infantil na perspectiva da formação docente, dos registros utilizados como instrumentos de avaliação e do diálogo estabelecido com a arte, num movimento de pesquisa formação-ação em que o docente é protagonista da pesquisa, refletindo sobre o que acontece em sua prática e questionando a realidade na qual está inserido.

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Biografia do Autor

Michelle Dantas Ferreira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e Secretaria Municipal de Educação (SME)

Professora da Rede Pública Municipal de Ensino do Rio de Janeiro desde 2002 e Diretora Adjunta de um Centro Integrado de Educação Pública (CIEP) há 4 anos. Pesquisadora do Grupo FRESTAS de Pesquisa vinculado ao Núcleo Infância, Natureza e Arte pertencente à Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) desde 2013.

Adrianne Ogêda Guedes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Psicóloga e Pedagoga, graduada em 1990 pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (Psicologia) e pela Universidade Cândido Mendes em 2009 (Pedagogia). Especializou-se em Alfabetização na UFRJ (1992), em Educação Infantil na PUC (1997) e em Docência do Ensino Superior na UNIRIO (1999). Fez seu mestrado (2002) e doutorado (2008) em Educação pela Universidade Federal Fluminense, pesquisando as interfaces entre as trajetórias docentes, as políticas de formação de professores e os dilemas da prática. Trabalhou nos últimos 20 anos como professora e coordenadora em Instituições de Educação Infantil, Ensino Fundamental, cursos de graduação de Pedagogia e Especialização em Educação Infantil e Literatura Infanto-Juvenil, bem como em cursos de extensão e programas de formação docente. Atuou também em programas de Educação à Distância, como o CEDERJ e o PROINFANTIL. Trabalhou no Centro de Estudos do Pessoal como Professora Adjunta. Atualmente é Professora Adjunta na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. É pesquisadora dos grupos FIAR (FIAR - Círculo de estudo e pesquisa formação de professores, infância e arte) coordenado pela professora Luciana Ostetto, GiTaKa ? Grupo de Pesquisa Infâncias, Tradições Ancestrais e Cultura Ambiental coordenado pela professora Léa Tiriba e coordenadora do FRESTAS - Formação e ressignificação do educador, saberes, troca, arte e sentidos.

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Publicado

19-12-2018

Como Citar

FERREIRA, M. D.; GUEDES, A. O. Arte, estética e diálogo na Educação Infantil: registros invisibilizados e sentidos (des)sensibilizados. Roteiro, [S. l.], v. 43, n. 3, p. 1051–1070, 2018. DOI: 10.18593/r.v43i3.16481. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/16481. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

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