Tessitura da educação superior e formação continuada de professores: contribuições do PIBID

Autores

  • Ortenila Sopelsa UNOESC
  • Simaiqui Teresinha dos Santos
  • Regina Oneda Mello

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v42i2.12794

Palavras-chave:

Ensino Superior, Formação continuada, Educação Básica, PIBID

Resumo

Este artigo é parte de uma pesquisa qualitativa, de abordagem descritiva, com o objetivo de investigar as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na formação continuada de professores. A amostra se constituiu de cinco diretoras de escolas de Educação Básica conveniadas ao Programa; cinco coordenadores de área dos subprojetos de Pedagogia da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc); cinco supervisores professores regentes e cinco acadêmicos bolsistas. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas. O estudo identificou que a articulação entre Ensino Superior, PIBID e a prática na sala de aula oportuniza compreender e aprender a profissão, nas relações entre teoria e prática, no planejamento e na execução das ações pedagógicas.

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Publicado

24-07-2017

Como Citar

SOPELSA, O.; SANTOS, S. T. dos; MELLO, R. O. Tessitura da educação superior e formação continuada de professores: contribuições do PIBID. Roteiro, [S. l.], v. 42, n. 2, p. 375–392, 2017. DOI: 10.18593/r.v42i2.12794. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/12794. Acesso em: 22 jul. 2024.

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