v. 44 n. 3 (2019): Roteiro

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"Sempre alertamos que a consciência de classe é um processo, um movimento dialético, portanto, de contradições, saltos de qualidade, mas também de recuos e reapresentação de velhas formas. Um processo que é muito mais do que a passagem de uma consciência 'em si' em direção a uma consciência 'para si', isto é, a compreensão da necessidade da transformação revolucionária da sociedade e a superação da ordem capitalista. Um movimento que vai da serialidade inicial na qual a classe está submetida à reificação, por lutas particulares e pontuais através das quais a classe se constitui enquanto classe até a possibilidade de constrição de um sujeito histórico. Isto não é um auto aperfeiçoamento da consciência, mas um processo de luta de classes".

 Mauro Luis Iasi

Publicado: 19-03-2019

Dados da Edição

  • Folha de rosto

    1-6
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v44i3.23686

Editorial

  • Para começo de conversa...

    Priscila Monteiro Chaves, Marilda Pasqual Schneider , Nadiane Feldkercher
    1-2
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v44i3.23645

Seção temática: Políticas Educacionais e Organizações Multilaterais

  • Apresentação: Organizações multilaterais, redes de governança e políticas educacionais

    Olinda Evangelista, Eneida Shiroma
    1-6
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v44i3.23373
  • Avaliação externa na rede municipal de Florianópolis: amestramento do trabalho docente pelo capital

    Thiago Salgado Vaz de Lima, Adriana D'Agostini
    1-26
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v44i3.20920
  • O projeto de educação do Banco Interamericano de Desenvolvimento

    Mariano Moura Melgarejo, Eneida Oto Shiroma
    1-24
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v44i3.20896
  • Educação na lógica do Banco Mundial: formação para a Sociabilidade Capitalista

    Aline Decker, Olinda Evangelista
    1-24
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v44i3.23206
  • Proposições da OCDE e sua materialização na política educacional brasileira

    Rodrigo da Silva Pereira
    1-24
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v44i3.20900
  • Futuro antecipado na Educação: OCDE e controle do Conhecimento Global

    Rogério Gonçalves de Freitas, Higson Rodrigues Coelho
    1-24
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v44i3.21401
  • Governando para além do PISA: conhecimento, redes e narrativas

    Jenny Ozga, Margaret A. Arnott
    1-22
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v44i3.21004
  • Governança da educação na União Europeia: redes, dados e standards

    Martin Lawn
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v44i3.20897
  • A ação conjunta de Organizações Internacionais (UE e OCDE) em Educação: Metamorfoses? Observações em torno de Políticas Educativas em Portugal

    Fátima Antunes
    1-24
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v44i3.20813
  • As teias de interesses e influências nas redes de políticas educativas na América Latina e Caribe

    Letícia Fiera
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v44i3.20932
  • Entrevista: Educação e organismos multilaterais: o atual estágio da luta de classes

    Fernando Santos
    1-8
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v44i3.21737

Artigos de demanda contínua

  • Da zona rural à escola urbana: problematizando relações pedagógicas entre professoras e crianças

    Luana Zanotto, Fernando Donizete Alves, Aline Sommerhalder
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v44i3.17773
  • Seria possível uma epistemologia freiriana decolonial? Da “Cultura do Silêncio” ao “Dizer a Sua Palavra”

    Camila Wolpato Loureiro, Thiago Ingrassia Pereira
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v44i3.17527
  • Construindo as competências do professor do ensino superior no Brasil: uma análise de trajetórias de docentes de escola de negócios

    Cecília Berger, Leandro Figueira Neto, Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira
    1-24
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v44i3.19878
  • Acompanhamento e ações de apoio oferecidas aos professores iniciantes no contexto escolar

    Dirlene Glasenapp, Marcia Souza Hobold
    1-24
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v44i3.20009
  • O precariado professoral e as tendências de precarização que atingem os docentes do setor público

    Amanda Moreira da Silva, Vânia Cardoso da Motta
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v44i3.20305
  • Grupos de pesquisa em alfabetização no Brasil: diálogos com redes de pesquisa

    Cleonara Maria Schwartz, Isabel Cristina da Silva Frade, Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo
    1-26
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v44i3.20502
  • Políticas curriculares em Santa Catarina: exercício coletivo e alcances de um observatório de pesquisa

    Juares Silva Thiesen, Rosely Zen Cerny, Zenilde Durli
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v44i3.19731

Resenha

  • Saberes e práticas do ensino de Sociologia

    Anita Handfas
    1-4
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v44i3.19730
  • Bourdieu y lo político

    Gabriela Albanás Couto, Schirlei Russi Von Dentz, Ione Ribeiro Valle
    1-6
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v44i3.19966
  • Sobre a capa

    1-2
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v44i3.23700