Acompanhamento e ações de apoio oferecidas aos professores iniciantes no contexto escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v44i3.20009

Palavras-chave:

Professores iniciantes, Ações de apoio e acompanhamento, School principals and supervisors

Resumo

Este estudo visou analisar de que modo os professores iniciantes são acompanhados no cotidiano de sua prática pedagógica e quais ações de apoio lhes são oferecidas no contexto escolar por parte dos diretores e supervisores escolares. Trata-se de uma pesquisa que teve como objetivo conhecer o processo de acompanhamento e as ações de apoio oferecidas aos professores iniciantes na Rede Municipal de Ensino de um município catarinense. Caracteriza-se como uma investigação de cunho qualitativo, em que se utilizou a entrevista semiestruturada como instrumento para a coleta de dados e a análise de conteúdo para sua interpretação. Os participantes são diretores, supervisores escolares e professores experientes, ou seja, profissionais que recebem os docentes iniciantes nas escolas de Ensino Fundamental. Os principais autores que sustentam os aportes teóricos são: García (1999, 2009), Giovanni e Guarnieri (2014), Imbernón (2011), Libâneo (2008), Nono (2011) e Placco, Souza e Almeida (2012). Os resultados apontam que são oferecidas aos professores iniciantes ações pontuais, de acordo com as demandas vivenciadas no contexto escolar. Os dados revelam, ainda, que o acompanhamento desses professores é realizado preponderantemente pelos supervisores escolares, sendo que a direção se envolve mais nos aspectos administrativos concernentes a esse profissional. Porém, a sobrecarga de trabalho dos supervisores escolares não tem favorecido a realização de um acompanhamento sistemático desses docentes, o que pode fragilizar o processo de desenvolvimento profissional do professor iniciante.

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Biografia do Autor

Dirlene Glasenapp, Associação Catarinense de Ensino - Faculdade Guilherme Guimbala - ACE/FGG

Mestra em Educação pela Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE. Professora dos anos iniciais da Rede Municipal de Ensino e do curso de Pedagogia da Associação Catarinense de Ensino - Faculdade Guilherme Guimbala - ACE/FGG, atuando nas disciplinas de Alfabetização e Letramento e também na orientação do Estágio Curricular Supervisionado.

Marcia Souza Hobold, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutora em Educação pela PUC SP e, com estágio de Pós-Doutoramento (CNPq PDJ), na mesma Universidade. Atualmente é Professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE e ao Departamento de Metodologia de Ensino – MEN, do Centro de Ciências da Educação (MEN/CED/UFSC). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas: Formação de Professores e Práticas de Ensino – FOPPE; membro da Rede Interinstitucional de Pesquisas sobre a Formação e as Práticas Docentes – RIPEFOR; do Grupo de Trabalho (GT 8) de Formação de Professores da ANPEd Nacional; e, do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento Profissional Docente, da PUC SP.

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Publicado

23-08-2019

Como Citar

GLASENAPP, D.; HOBOLD, M. S. Acompanhamento e ações de apoio oferecidas aos professores iniciantes no contexto escolar . Roteiro, [S. l.], v. 44, n. 3, p. 1–24, 2019. DOI: 10.18593/r.v44i3.20009. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/20009. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de demanda contínua