Educação na lógica do Banco Mundial: formação para a Sociabilidade Capitalista

Autores

  • Aline Decker Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina
  • Olinda Evangelista Universidade do Oeste de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v44i3.23206

Palavras-chave:

Estado, Banco Mundial, Educação, Formação humana, Brasil (2000-2014)

Resumo

Este artigo discute o projeto de formação humana presente em publicações do Banco Mundial para a Educação, de modo geral, e para o Brasil, com recorte temporal entre 2000 e 2014. Tais publicações objetivavam produzir consenso acerca de suas propostas político-educacionais e construir uma compreensão falaciosa da realidade objetiva por meio de ampla desqualificação do professor e da escola pública. A narrativa de desqualificação precede recomendações para projetos de Educação que alinham a formação da classe trabalhadora aos moldes flexíveis da sociabilidade capitalista. Na lógica do Banco Mundial a Educação é responsável pelo alívio da pobreza e pelo desenvolvimento econômico, devendo ser pautada pela noção de competências e pela Teoria do Capital Humano revisitada. Desse modo, promoveria uma educação de “classe mundial” para as demandas (do capital) do século XXI. Ademais, elide o real movimento econômico no século XXI, compreendido no conceito de capital-imperialismo, em que a dominação interna do capital necessita e se complementa por sua expansão externa, incidindo diretamente na relação capital-trabalho. Com a intenção de legitimar a barbárie do projeto educativo do capital, uma grande ofensiva ideológica foi colocada em curso a fim de sustentar o modo de organização política e econômica e sua necessária sociabilidade.

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Biografia do Autor

Aline Decker, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutoranda em Educação pela Universidade do Estado de São Paulo (UDESC). Orientadora Educacional no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSC), Campus São José. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Lutas Sociais, Trabalho e Educação, sediado na UDESC. Registro no ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7951-8050.

Olinda Evangelista , Universidade do Oeste de Santa Catarina

Mestre e Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Pós-doutorado em Educação na Universidade do Minho, Portugal. Professora Voluntária no Programa de Pós-graduação em Educação da UFSC. Professora Sênior no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC). Pesquisadora do Grupo de Investigação em Políticas de Educação (GIPE), sediado na UFSC. Registro no ORCID: http://orcid.org/0000-0001-5360-2521.

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Publicado

20-12-2019

Como Citar

DECKER, A. .; EVANGELISTA , O. . Educação na lógica do Banco Mundial: formação para a Sociabilidade Capitalista. Roteiro, [S. l.], v. 44, n. 3, p. 1–24, 2019. DOI: 10.18593/r.v44i3.23206. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/23206. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Seção temática: Políticas Educacionais e Organizações Multilaterais