Futuro antecipado na Educação: OCDE e controle do Conhecimento Global

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v44i3.21401

Palavras-chave:

OCDE, Controle do conhecimento, Pisa, Futuro antecipado

Resumo

Este artigo analisa como a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) conquistou o controle do conhecimento no campo educativo por meio do discurso do futuro antecipado. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental. Nas últimas décadas a OCDE destaca-se por ter inventado instrumentos poderosos de avaliação no campo educacional, a exemplo do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa). Esse exame funciona para além de um programa de avaliação em larga escala. Trata-se de uma vitrine da OCDE que controla, política e economicamente, o conhecimento global no espaço educativo por meio do discurso do futuro antecipado. Concluímos que esse discurso representa um movimento em direção à criação de novas cadeias de produção de valor, cujos vaticinadores são representados pelos novos “profetas” da educação neoliberal.

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Biografia do Autor

Rogério Gonçalves de Freitas, Universidade Estadual do Pará

Pós-doutorando em Educação - Universidade Federal do Pará

Pesquisador Visitante na Université de Montreal

Higson Rodrigues Coelho, Docente na Universidade do Estado do Pará

Doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Docente na Universidade do Estado do Pará. Integrante do Grupo de Investigação sobre Política Educacional - GIPE-Marx.

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Publicado

19-12-2019

Como Citar

DE FREITAS, R. G.; COELHO, H. R. Futuro antecipado na Educação: OCDE e controle do Conhecimento Global . Roteiro, [S. l.], v. 44, n. 3, p. 1–24, 2019. DOI: 10.18593/r.v44i3.21401. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/21401. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Seção temática: Políticas Educacionais e Organizações Multilaterais