O precariado professoral e as tendências de precarização que atingem os docentes do setor público

Autores

  • Amanda Moreira da Silva Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Vânia Cardoso da Motta Universidade Federal do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0001-7946-928X

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v44i3.20305

Palavras-chave:

Precarização do trabalho docente, Expropriação, Precariado

Resumo

O artigo indica que está em curso um novo tipo de precarização do trabalho docente na educação básica que exige distinguir suas particularidades, seu movimento e sua direção. É fruto de uma pesquisa de doutorado recém-concluída que analisa como as mudanças que perpassam o mundo do trabalho, no âmbito do movimento geral do capital e de reestruturação produtiva, atingem a classe trabalhadora brasileira e penetram no âmbito da educação escolar, sobretudo no setor público, trazendo implicações diversas nas condições de trabalho dos professores. Para a análise empreendida, em um primeiro momento fizemos uma revisão do conceito sociológico de precariado, trazendo o debate existente entre diferentes abordagens analíticas e, posteriormente, fizemos algumas reflexões de como esse conceito pode nos ajudar a pensar as formas e tendências de precarização do trabalho docente surgidas nos últimos anos que atingem o professorado brasileiro do setor público.

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Biografia do Autor

Vânia Cardoso da Motta, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Associada da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutora em Serviço Social pela UFRJ.

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Publicado

04-10-2019

Como Citar

SILVA, A. M. da; DA MOTTA, V. C. O precariado professoral e as tendências de precarização que atingem os docentes do setor público. Roteiro, [S. l.], v. 44, n. 3, p. 1–20, 2019. DOI: 10.18593/r.v44i3.20305. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/20305. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos de demanda contínua