Educação das relações étnico-raciais na sociedade brasileira: concepções, princípios e determinações

Autores

  • Candida Soares da Costa Universidade Federal de Mato Grosso
  • Sérgio Pereira dos Santos Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) https://orcid.org/0000-0003-1218-214X

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v47.26478

Palavras-chave:

Relações étnico-raciais, Educação escolar, Diretrizes curriculares nacionais

Resumo

O presente artigo trata sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana enquanto base para a educação das relações étnico-raciais, tendo por objetivo analisar suas concepções, princípios e determinações, com vistas a subsidiar melhor compreensão sobre a importância e necessidade de se manter a efetivação dessas Diretrizes na agenda política e social brasileira, frente às contínuas demandas pelo combate ao racismo. Adotou-se como orientação metodológica, a análise documental segundo Lüdke e André (1986) e utilizou-se como fonte o Parecer CNE/CP 3/2004, aprovado em 10/3/2004, e a Resolução CNE/CP n. 1, de 17 de junho 2004, que, juntos, compõem as Diretrizes. Espera-se contribuir para o debate no sentido de manter na agenda política e social a efetivação da política curricular de Educação das Relações Étnico-Raciais na sociedade brasileira.

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Biografia do Autor

Candida Soares da Costa, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutora em educação. Professora da Universidade Federal de Mato Grosso, onde atua no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), orientando cursos de Mestrado e Doutorado. Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Relações Raciais e Educação (Nepre), junto ao Diretório de Grupos de Pesquisa No Brasil (DGP / CNPq). Pesquisadora associada da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped) e da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN). Integra o projeto "Procad Amazônia -UFPA / PPGEDUC-UFMT / PPGE-UFAM / PPGE: Políticas educacionais, linguagens e práticas culturais na Amazônia".

Sérgio Pereira dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Professor Adjunto do Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação da UFMT. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo. Vice-Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Relações Raciais e Educação.

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Publicado

03-03-2022

Como Citar

COSTA, C. S. da; SANTOS, S. P. dos. Educação das relações étnico-raciais na sociedade brasileira: concepções, princípios e determinações . Roteiro, [S. l.], v. 47, p. e26478, 2022. DOI: 10.18593/r.v47.26478. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/26478. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de demanda contínua

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