Legado de Ana Célia da Silva: trajetória de ações afirmativas da militância à produção acadêmica
DOI:
https://doi.org/10.18593/r.v46.26338Palavras-chave:
educação, negro, relações étnico-raciais, racismoResumo
A presente entrevista tem como objetivo analisar as contribuições acadêmicas e profissionais da Profa Dra. Ana Célia da Silva, uma intelectual insurgente no campo da educação, que atrela militância e produção acadêmica, na luta contra o racismo na educação brasileira. Fundadora do Movimento Negro Organizado (MNU) e do primeiro Grupo de Trabalho sobre Educação – o grupo de Trabalho Robson da Luz – uma das reivindicações do movimento. Professora Titular aposentada da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), atuou na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade do Departamento de Educação/Campus 1, centrando as suas contribuições teóricas sobretudo nos seguintes temas: negro e educação, educação das relações étnico-raciais, currículo, estereótipos, desconstrução, e representação social do negro nos livro didático de Língua Portuguesa das séries iniciais. Autora de uma lista extensa de artigos publicados em periódicos nacionais, de capítulos de livros e outras produções técnicas que são referência nas temáticas supracitadas. Entre os livros publicados estão “A Discriminação do Negro no Livro Didático” (EDUFBA, 1995), “Desconstruindo a Discriminação do Negro no Livro Didático” (EDUFBA, 2001), A Representação Social do Negro no Livro Didático: O que mudou? Por que mudou?” (EDUFBA, 2011) “Retrospectiva de uma trajetória de ações afirmativas precursoras à Lei 10.639/03” (HETERA, 2017). Em reconhecimento a sua trajetória de pesquisadora militante, precursora na luta pelo combate ao racismo, especialmente na educação e a favor da cultura afro-brasileira, recebeu inúmeros prêmios, com destaque para Troféu Zilda Paim concedido pela Assembleia Legislativa da Bahia e a Medalha Zumbi dos Palmares, pela Câmara Municipal de Salvador.
Downloads
Referências
SILVA, A. C. da. A discriminação do negro no livro didático. 1. ed. Salvador: EDUFBA, 1995.
SILVA, A. C. da. A representação social do negro no livro didático: o que mudou? Por que mudou? Salvador: EDUFBA, 2011.
SILVA, A. C. da. Desconstruindo a discriminação do negro no livro didático. Salvador: EDUFBA, 2001.
SILVA, A. C. da. Retrospectiva de uma trajetória de ações afirmativas precursoras à Lei 10.639/03. Salvador: Hetera, 2017.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Nanci Helena Reboucas Franco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons – Atribuição – 4.0 Internacional.