Relações entre currículo e didática: conceptualizações, desafios e conflitos

Autores

  • Angel Diaz-Barriga Universidade Nacional Autónoma de México

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v46i.26597

Palavras-chave:

Didática, Currículo, Formação, Currículo integral, Sujeito

Resumo

Neste ensaio, o autor produz uma virada na tese que sustentou em seu livro Didática e currículo: Convergência nos programas de estudos, publicado no século passado, no qual propõe uma complementaridade entre as propostas no campo didático e curricular. Sua abordagem atual é desenvolver uma análise da estrutura epistêmica de ambas as disciplinas e questionar se nela existe uma ideia de uma normatividade sobre o que é desejável que aconteça na sala de aula e na aprendizagem dos alunos. Ele sustenta que, nesse caso, o que se busca é alcançar uma homogeneidade nos processos de aprendizagem, mas ao mesmo tempo mostra como essa estrutura rompe com os aspectos normativos quando o debate sobre o sujeito e sua singularidade aparece em cena. A ruptura epistêmica que ocorre no surgimento e evolução de ambas as disciplinas, embora nos permita sustentar a busca pelo homogêneo, defende ao mesmo tempo que apenas um sujeito pode ser formado, a partir de seus processos singulares. Para isso, propõe uma análise do conflito ideológico no qual ambas as disciplinas surgem, uma no século XVII e outra no século XX, bem como a maneira pela qual esse conflito é ignorado pelos sistemas educacionais que visam mais reconhecer a parte normativa comum do seus projetos, do que reconhecer as características específicas dos sujeitos em formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angel Diaz-Barriga, Universidade Nacional Autónoma de México

Investigador Emérito do Instituto de Investigaciones sobre la Universidad y la Educacion: Mexico DF, Coyoacan

https://orcid.org/0000-0003-3849-7190

Referências

AEBLI, H. Una didáctica fundada en la psicología de Jean Piaget. Buenos Aires: Kapelusz, 1958.

AGAMBEN, G. “¿Que es lo contemporáneo”. Texto inédito leído en la Facultad de Ares y Diseño de Venecia, 2006/2007. Disponible en: https://etsamdoctorado.files.wordpress.com/2012/12/agamben-que-es-lo-contemporaneo.pdf. Acceso en: 22 ago. 2020.

BEANE, J. La integración del currículo. El diseño de la educación democrática. Madrid: Morata, 2010.

BOBBIT, F. The curriculum. Houghton: Mifflin, 1918.

CARNOY, M. La educación como imperialismo cultural. México: Siglo XXI, 1993.

CENTRO INTERDISCIPLINARIO EN CIENCIAS DE LA SALUD. Unidad Milpa Alta IPN. Disponible en: https://www.cicsma.ipn.mx/. Acceso en: 22 ago. 2020.

CHARMOT, F. La pedagogía de los jesuítas. Sus principios y su actualidad. Madrid: Sapientia, 1952.

COMENIO, J. A. Didáctica magna. México: Edición Sepán Cuántos, Porrúa, 1982.

DEWEY, J. The child and the curriculum. Chicago: University of Chicago Press, 1902.

DIAZ-BARRIGA, A. De la integración curricular a las políticas de innovación en la educación superior mexicana. Revista Perfiles Educativos, México: Instituto de Investigaciones sobre la Universidad y la Educación, v. XLVV, n. 169, p. 160-179, 2020.

DIAZ-BARRIGA, A. Didáctica y curriculum - Convergencias en los programas de estudio. Ed. rev. México: Paidós Educador, 2019.

DIAZ-BARRIGA, A. Didáctica y curriculum - Convergencias en los programas de estudio. México: Nuevomar, 1984.

DÍAZ-BARRIGA, A. El docente y los programas de estudio. Lo institucional y lo didáctico. México: IISUE-UNAM, 2009.

DIAZ-BARRIGA, A.; GARCÍA-GARDUÑO, J. M. (coord.). Desarrollo del curriculum en América Latina. La experiencia de diez países. Buenos Aires: Universidad Autónoma de Tlaxcala-Miño y Dávila, 2014.

GALLEGOS, S. San Juan Bautista de la Salle. Madrid: Biblioteca de Autores Cristianos, 1986.

GIL, E. (org.). La pedagogía de los jesuítas, ayer y hoy. Madrid: Universidad Pontificia Comillas, 1999.

GOODSON, I. Estudio del curriculum: casos y métodos. Buenos Aires: Amorrortu, 2003.

HABERMAS, J. Conocimiento e interés. Madrid: Taurus, 1982.

HAMILTON, D. “Orígenes de los términos educativos “clase” y “curriculum”. Revista Iberoamericana de Educación, Madrid: Organización de Estados Iberoamericanos, n. 1, p. 187-205, 1993. Disponible en: https://rieoei.org/historico/oeivirt/rie01a06.htm. Acceso en: 22 ago. 2020.

HOUSSAYE, J. La Pédagogie traditionnelle. Una histoire de la pédagogie. Paris: Editions Fabert, 2014.

HOWARD, J. (org.). Textos escogidos de la reforma radical. Buenos Aires: Asociación Editorial La Aurora, 1976.

LA SALLE, J. B. Guía de las Escuelas Cristianas. In: GALLEGO, S. Obras completas de Juan Bautista de la Salle. Madrid: Biblioteca de Autores Cristianos, 1986.

JACKSON, P. La vida en las aulas. Madrid: Morata, 1992.

LAGUNA, J. et al. Plan de estudios experimental de medicina integral (Plan A-36). Disponible en: http://hist.library.paho.org/Spanish/EMS/39524.pdf. Acceso en: 22 ago. 2020.

MAGER, R. Análisis de metas. México: Trillas, 1990.

MEIRIEU, P. Enseñar sí pero como. Barcelona: Octaedro, 2002.

PINAR, W. Curriculum theorizing: the reconceptualists. Berkley: McCutchan, 1975.

PINAR, W. La reconceptualización de los estudios del currículum. In: GIMENO, J. A. P. La enseñanza: su teoría y su práctica. Madrid: Akal, 1989. p. 231-240

SCHWAB, J. Science, curriculum and liberal education. Selected Essays. Chicago: The University Chicago Press, 1978.

SILANDER, P. Phenomenon Based Learning, 2015. Disponível em http://www.phenomenaleducation.info/phenomenon-based-learning.html. Acceso en: 22 ago. 2020.

SNYDERS, G. La pedagogía en Francia en los siglos XVII y XVIII. In: DEBESSE, M. G. Mialaret historia de la pedagogía II. Barcelona: Oikos Tau, 1974.

TABA, H. Curriculum development; theory and practice. New York: Harcourt, Brace & World, 1962.

TYLER, R. Basic Principles of Curriculum and Instruction. Chicago: University of Chicago Press, 1949.

UNIVERSIDAD AUTÓNOMA METROPOLITANA. Unidad Xochimilco. Disponible en: https://www.uam.mx/licenciaturas/licenciaturas_por_unidad.html#xoc. Acceso en: 22 ago. 2020.

Publicado

13-04-2021

Como Citar

DIAZ-BARRIGA, A. Relações entre currículo e didática: conceptualizações, desafios e conflitos. Roteiro, [S. l.], v. 46, p. e26597, 2021. DOI: 10.18593/r.v46i.26597. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/26597. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Seção temática: Uma alternativa às políticas curriculares centralizadas

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.