Avaliação e ranqueamento de universidades sob a lógica de critérios globais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v43i1.15128

Palavras-chave:

Universidade, Avaliação, Ranqueamento

Resumo

O mundo globalizado tem provocado diversos impactos no contexto universitário, especificamente a necessidade de adequação das instituições aos novos paradigmas impostos pelas mudanças em todos os setores da sociedade. Assim, o objetivo com esta pesquisa implica compreender o processo de avaliação de universidades, a partir de indicadores de ranqueamentos nacional e internacionais, bem como as exigências impostas a essas instituições quanto às mudanças na política de ensino, pesquisa, extensão e gestão. A metodologia adotada foi a abordagem qualitativa, de caráter bibliográfico e descritivo, tendo como elementos os indicadores adotados pelos rankings Ruf, U-Multirank, Quacquarelli Symonds, Ranking Web, THE-TR e Center for World University Rankings no processo de avaliação de universidades. Em linhas gerais, as universidades são submetidas à competitividade; os resultados classificatórios impõem o redirecionamento da política universitária, de forma a remeter a produção do conhecimento para o atendimento de fins, em alta medida, mercantilistas; há uma exagerada corrida das instituições avaliadas para serem reconhecidas como sendo de alta reputação, logo, universidades de classe mundial.

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Biografia do Autor

Raimunda Maria da Cunha Ribeiro, Universidade Estadual do Piauí

Doutora em Educação pela PUCRS.

Professora da Universidade Estadual do Piauí

do curso de Pedagogia no campus da cidade de Corrente-PI.

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Publicado

11-04-2018

Como Citar

RIBEIRO, R. M. da C. Avaliação e ranqueamento de universidades sob a lógica de critérios globais. Roteiro, [S. l.], v. 43, n. 1, p. 259–276, 2018. DOI: 10.18593/r.v43i1.15128. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/15128. Acesso em: 4 nov. 2024.

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