A pedagogia do herói sob as performances das políticas públicas contemporâneas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v43i1.13097

Palavras-chave:

Pedagogia do Herói, Políticas públicas, Docência, Performatividade

Resumo

O artigo propõe uma atualização da pedagogia do herói, que é acionada nas escolas e nas instituições de ensino voltadas à formação de professores por meio de políticas públicas e movimentada pela racionalidade neoliberal no contexto global/local. O exercício analítico utiliza-se de dados de uma pesquisa de doutoramento desenvolvida com filmes hollywoodianos e de um conjunto de pesquisas desenvolvidas sobre formação de professores com aportes teóricos das políticas educacionais e do referencial sobre docência e formação de professores em uma perspectiva hipercrítica. O estudo evidencia que a pedagogia do herói produz regras para o processo de avaliação e estimula performances cada vez mais altas dos professores e das instituições de formação docente no cenário brasileiro. Nessa pedagogia, o professor é colocado na posição de herói, e a docência, mediante uma lógica concorrencial, torna-se uma atividade qualificada, atingida por meio de premiações e bons resultados de avaliações em larga escala. Como desdobramentos deste estudo, apresentam-se alguns desafios para que se possam subverter os efeitos da tal pedagogia. Os resultados apontam para a necessidade de uma constante suspeita da visão de pedagogia do herói e das políticas públicas contemporâneas neoliberais, que precisam passar sob o escrutínio permanente da crítica radical.

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Biografia do Autor

Eli Terezinha Henn Fabris, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Doutorado (2005) e Mestrado (1999) em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Especialização (1994) e Graduação em Pedagogia Administração Escolar e Orientação Educacional(1979) pela Universidade de Passo Fundo- UPF. É professora Adjunta II da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação, onde também orienta mestrado e doutorado na Linha de Pesquisa Formação de Professores, Currículo e Práticas Pedagógicas. Coordena a Comissão PROEX/CAPES no Programa de Pós-Graduação em Educação da UNISINOS.Tem experiência na rede pública (estadual e municipal) e particular na docência e em cargos de gestão escolar (direção, orientação e supervisão). Suas pesquisas envolvem os seguintes temas: currículo, formação de professores, inclusão, pedagogias culturais, práticas pedagógicas e docência contemporânea. Coordena o Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Pedagogias, Docências e Diferenças(GIPEDI/CNPq). Participa do Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão GEPI/CNPq e grupo de pesquisa, Formação de Professores, Ensino e Avaliação/CNPq . Na UFRGS participa do NECCSO. Coordenou o GT 13- Educação Fundamental, na Associação Nacional de Pesquisadores (ANPED) de 2013 a 2015. No período de setembro de 2014 a fevereiro de 2015 realizou em Porto, Portugal, o estágio pós-doutoral - Bolsista CAPES, pertencente ao Programa de Intercâmbio Internacional com Portugal. Desde o início de 2015 é Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2 - CA ED ? Educação.

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Publicado

11-04-2018

Como Citar

FABRIS, E. T. H. A pedagogia do herói sob as performances das políticas públicas contemporâneas. Roteiro, [S. l.], v. 43, n. 1, p. 205–224, 2018. DOI: 10.18593/r.v43i1.13097. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/13097. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Organismos multilaterais e políticas públicas na educação básica e superior: diretrizes, desafios e práticas