Efeitos das políticas internacionais e a emergência do PNAIC – PACTO no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v43i1.13091

Palavras-chave:

Políticas de educação, Organismos internacionais, Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

Resumo

No artigo busca-se mostrar alguns fios que tramam o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Não apresentamos nem dizemos uma verdade sobre ele, buscamos identificá-lo como efeito. Metodologicamente este estudo se utiliza da análise do discurso foucaultiano como meio de produzir argumentações a partir do procedimento de apropriação dos enunciados, que são tomados em suas condições de funcionamento, produzindo um sistema para os rituais da palavra e para os planos de apropriação social do discurso. Apresentamos, a partir da análise, uma síntese argumentativa: o PNAIC como um programa-efeito das políticas neoliberais em educação, movimentadas para desenvolvimento econômico e social do neoliberalismo projetado pelos organismos internacionais na educação.

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Biografia do Autor

Leandra Bôer Possa, Universidade Federal de Santa Maria- UFSM

Professora de da Universidade Federal de Santa Maria – Centro de Educação – Departamento de Educação Especial. Atua no Programa de Pós Graduação em Educação e no Programa de Pos Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional da UFSM. Bolsista CAPES do Programa Pós Doc/Estágio Pós Doutoral na Universitat de València/ES

Patrícia Luciene de Albuquerque Bragamonte, Universidade Federal de Santa Maria- UFSM

Mestre em Políticas Públicas e Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria. Orientadora Educacional da Rede Pública de Educação do Município de Alegrete. Pesquisadora do GEPE – Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Especial e Inclusão da UFSM.

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Publicado

11-04-2018

Como Citar

POSSA, L. B.; BRAGAMONTE, P. L. de A. Efeitos das políticas internacionais e a emergência do PNAIC – PACTO no Brasil. Roteiro, [S. l.], v. 43, n. 1, p. 155–184, 2018. DOI: 10.18593/r.v43i1.13091. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/13091. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Organismos multilaterais e políticas públicas na educação básica e superior: diretrizes, desafios e práticas