Grupos de investigação em educação superior: por onde anda a produção do conhecimento científico?
DOI:
https://doi.org/10.18593/r.v43i1.13093Palavras-chave:
Grupos de pesquisa em educação superior, Políticas de educação superior, Produção do conhecimento no ensino superiorResumo
No artigo apresenta-se, a partir de um mapeamento, o perfil dos grupos de pesquisa em educação superior cadastrados no Diretório de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em universidades públicas da região Sul do Brasil. A investigação é bibliográfica e documental, tendo como metodologia de análise a histórico-crítica. As discussões contribuem para identificar os eixos temáticos que caminham à produção do conhecimento científico via pesquisa na educação superior no Brasil, destacando como consequência a efetiva e tão discutida ideia de (re)produtivismo acadêmico em nível mundial e suas repercussões no Brasil.
Downloads
Referências
ALMEIDA, M. L. P. de. A pesquisa acadêmica no Século XXI: uma análise da ciência frente aos conceitos de público e privado. Campinas: Mercado de Letras, 2012.
ALMEIDA, M. L. P. de. Enfoque para el análisis de investigaciones em política educacional In: TELLO, C. (Org.). Epistemologías de la política educativa: posicionamentos, perspectivas y enfoques. Campinas: Mercado de Letras, 2013.
BERNARDO, D. B. O Programa Nacional de Cooperação Acadêmica Novas Fronteiras: avaliação de progresso e oportunidades para o futuro. 2011. 122 p. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação)–Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
BIANCHETTI, L. Da Chave de Fenda ao Laptop, Tecnologia Digital e Novas Qualificações: desafios à educação. Petrópolis: Vozes; Florianópolis: Ed. UFSC, 2001.
DIRETÓRIO de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Censo nacional dos grupos de pesquisa 2014. Disponível em: <http://dgp.cnpq.br/dgp/>. Acesso em: 14 nov. 2015.
SANTOS, E. O. da P. Redes de Pesquisadores: instrumentos pedagógicos para a sua formação e consolidação. 2012. 164 p. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação e Contemporaneidade)–Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2012.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons – Atribuição – 4.0 Internacional.