A Educação para a Cidadania Mundial como aposta de construção de um novo paradigma educativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v43i1.13089

Palavras-chave:

Educação, Cidadania Mundial, Paradigma educativo

Resumo

O objetivo com este estudo é refletir sobre a Cidadania Mundial, por meio de uma investigação sobre o tema, considerando a evidência da sua permanência como prioridade na agenda educativa mundial, tanto para os países desenvolvidos, quanto para os em desenvolvimento. A Educação para a Cidadania Mundial tem cobrado ao longo dos últimos anos um claro protagonismo na reflexão e nas práticas educativas, tanto das organizações não governamentais quanto dos docentes mais comprometidos com um pensar e uma prática pedagógica alternativa nas suas aulas. Sua inclusão preeminente na agenda global como raíz de sua definição prioritária para o marco da Global Education First Initiative (GEFI), que impulsiona as Nações Unidas, sem dúvida, tornará muito mais visível a necessidade de aprofundar o seu desenvolvimento. Assim, uma das três prioridades da GEFI é justamente fomentar a cidadania global. A Unesco considera que a Educação para a Cidadania Mundial propõe uma mudança no papel e nos objetivos educacionais, orientados a construir sociedades mais justas, pacíficas, tolerantes e inclusivas. Essa convicção fez da Educação para a Cidadania Mundial um dos objetivos chave para a área educacional em seu projeto de estratégia a médio prazo para os próximos oito anos (2014-2021).

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Biografia do Autor

Luis Miguel Lázaro Lorente, Universidad de Valencia (España)

Doctor en Filosofía y Ciencias de la Educación. Professor do Departamento de Educación Comparada e Historia de la Educación de la Facultad de Filosofía y Ciencias de la Educación de la Universidad de Valencia (España).

  • Full Professor of Theory and History of Education Department at the University of Valencia (Spain).
  • Visiting Research Scholar at UCLA and Bangor University.
  • He has carried out his duties as a teaching and research professor in the fields of Comparative Education, History of Education and Human Rights and Education at Public Universities in Spain and Latin America.
  • Former Dean of the Faculty of Philosophy and Educational Sciences, University of Valencia.
  • Former President of the Spanish Society of Comparative Education, and from November 2014, Vice President of the Ibero-American Society of Comparative Education.

Victoria Martín de la Rosa, Universidad Complutense. Madrid (España).

Doctora en Filología. Docnete no Departamento de Filología Inglesa da Facultad de Filología da Universidad Complutense. Madrid (España).

Cristina Pulido Montes, Facultad de Filosofía y Ciencias de la Educación de la Universidad de Valencia (España)

Licenciada en Pedagogía. Doutoranda em Educação. Departamento de Educación Comparada e Historia de la Educación de la Facultad de Filosofía y Ciencias de la Educación de la Universidad de Valencia (España).

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Publicado

11-04-2018

Como Citar

LÁZARO LORENTE, L. M.; ROSA, V. M. de la; MONTES, C. P. A Educação para a Cidadania Mundial como aposta de construção de um novo paradigma educativo. Roteiro, [S. l.], v. 43, n. 1, p. 63–86, 2018. DOI: 10.18593/r.v43i1.13089. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/13089. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Organismos multilaterais e políticas públicas na educação básica e superior: diretrizes, desafios e práticas