A Educação para a Cidadania Mundial como aposta de construção de um novo paradigma educativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v43i1.13089

Palavras-chave:

Educação, Cidadania Mundial, Paradigma educativo

Resumo

O objetivo com este estudo é refletir sobre a Cidadania Mundial, por meio de uma investigação sobre o tema, considerando a evidência da sua permanência como prioridade na agenda educativa mundial, tanto para os países desenvolvidos, quanto para os em desenvolvimento. A Educação para a Cidadania Mundial tem cobrado ao longo dos últimos anos um claro protagonismo na reflexão e nas práticas educativas, tanto das organizações não governamentais quanto dos docentes mais comprometidos com um pensar e uma prática pedagógica alternativa nas suas aulas. Sua inclusão preeminente na agenda global como raíz de sua definição prioritária para o marco da Global Education First Initiative (GEFI), que impulsiona as Nações Unidas, sem dúvida, tornará muito mais visível a necessidade de aprofundar o seu desenvolvimento. Assim, uma das três prioridades da GEFI é justamente fomentar a cidadania global. A Unesco considera que a Educação para a Cidadania Mundial propõe uma mudança no papel e nos objetivos educacionais, orientados a construir sociedades mais justas, pacíficas, tolerantes e inclusivas. Essa convicção fez da Educação para a Cidadania Mundial um dos objetivos chave para a área educacional em seu projeto de estratégia a médio prazo para os próximos oito anos (2014-2021).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luis Miguel Lázaro Lorente, Universidad de Valencia (España)

Doctor en Filosofía y Ciencias de la Educación. Professor do Departamento de Educación Comparada e Historia de la Educación de la Facultad de Filosofía y Ciencias de la Educación de la Universidad de Valencia (España).

  • Full Professor of Theory and History of Education Department at the University of Valencia (Spain).
  • Visiting Research Scholar at UCLA and Bangor University.
  • He has carried out his duties as a teaching and research professor in the fields of Comparative Education, History of Education and Human Rights and Education at Public Universities in Spain and Latin America.
  • Former Dean of the Faculty of Philosophy and Educational Sciences, University of Valencia.
  • Former President of the Spanish Society of Comparative Education, and from November 2014, Vice President of the Ibero-American Society of Comparative Education.

Victoria Martín de la Rosa, Universidad Complutense. Madrid (España).

Doctora en Filología. Docnete no Departamento de Filología Inglesa da Facultad de Filología da Universidad Complutense. Madrid (España).

Cristina Pulido Montes, Facultad de Filosofía y Ciencias de la Educación de la Universidad de Valencia (España)

Licenciada en Pedagogía. Doutoranda em Educação. Departamento de Educación Comparada e Historia de la Educación de la Facultad de Filosofía y Ciencias de la Educación de la Universidad de Valencia (España).

Referências

AGUADO, G. (Coord.). Educación para el Desarrollo y la Ciudadanía Global (EpDCG). Guía para su integración en centros educativos. Madrid: InteRed, Intercambio y Solidaridad, 2011. Disponível em: <http://redciudadaniaglobal.org/wp-content/uploads/2011/11/publicacion-EpDCG_vFinal.pdf>. Acesso em: 12 dez. 2016

ANDREOTTI, V. Soft versus critical global citizenship education. Policy & Practice: A Development Education Review, v. 3, p. 40-51, 2006.

APPIAH, K. A. Education for Global Citizenship. In: COULTER, D.; FENSTERMACHER, G.; WIENS, J. R. (Ed.). Yearbook of the National Society for the Study of Education. The National Society for the Study of Education. New York: Teachers College, Columbia University, v. 107, n. 1, p. 84-99, 2008.

ARGIBAY, M.; CELORIO, G.; CELORIO, J. Educación para la Ciudadanía Global. Debates y desafíos. Bilbao: Hegoa, 2009.

ARNOT, M. A global conscience collective? Incorporating gender injustices into global citizenship education. Education, Citizenship and Social Justice, v. 4, n. 2, p. 117-132, 2009.

BECK, U. ¿Qué es la globalización? Falacias del globalismo, respuestas a la globalización. Barcelona: Paidós, 1998.

BENÉITEZ PRUDENCIO, J. J. Martha Nussbaum, Peter Euben y la educación socrática para la ciudadanía. Revista de Educación, v. 350, p. 401-422, 2009.

BONI ARISTIZÁBAL, A. Educación para la ciudadanía global. Significados y espacios para un cosmopolitismo transformador. Revista Española de Educación Comparada, v. 17, p. 65-86, 2011.

BURBULES, N. C.; TORRES, C. A. Globalization and Education: Critical perspectives. New York: Routledge, 2000.

CARNOY, M. Globalización y reestructuración de la educación. Revista de Educación, v. 318, p. 145-162, 1999.

CARTER, A. The political theory of global citizenship. London: Routledge, 2013.

CIDAC; INIZJAMED; INTERMÓN OXFAM; UCODEP. La educación para una ciudadanía global en la escuela de hoy documento de posicionamiento. 2008. Disponível em: <http://intranet.ucodep.org/educiglo/images/stories/documenti_scaricabili/posicionamiento_final_es_julio_08.pdf). Acesso em: 07 dez. 2016.

CORTINA, A. Ciudadanos del mundo. Hacia una teoría de la ciudadanía. Madrid: Alianza, 1997.

DAVIES, L.; EVANS, M.; REID, A. Globalising Citizenship Education? A Critique of ‘Global Education’ and ‘Citizenship Education’. British Journal of Educational Studies, v. 53, n. 1, p. 66-89, 2005.

DAVIES, L.; HARBER, C.; YAMASHITA, H. Key Findings from the DFID Project Global Citizenship: The Needs of Teachers and Learners. Centre for International Education and Research (CIER). School of Education. University of Birmingham, Edgbaston, 2004. Disponível em: <http://www.birmingham.ac.uk/documents/college-social-sciences/education/cier/global-citizenship-report.pdf>. Acesso em: 14 dez. 2016

DAVIES, L. Global citizenship: abstraction or framework for action? Educational Review, v. 58, n. 1, p. 5-25. 2006

EVANS, M.; BROAD, K.; RODRIGUE, A. et al. Educating for Global Citizenship: An ETFO Curriculum Development Inquiry Initiative. Ontario Institute for Studies in Education, University of Toronto and the Elementary Teachers’ Federation of Ontario, 2010.

FALK, R. The Making of Global Citizenship. In: BRECHER J.; BROWN CHILDS, J.; CUTLER, J. (Ed.). Global Visions: Beyond the New World Order. Boston: South End Press, p. 39-50, 1993.

GLOBAL EDUCATION FIRST INITIATIVE. 2012. Disponível em: <http://www.unesco.org/new/en/gefi/about/>. Acesso em: 02 dez. 2016

GONZÁLEZ, N. (Coord.). Educación para la ciudadanía global desde el currículo. Barcelona: Fundació Solidaritat UB. 2012. Disponível em: <http://hdl.handle.net/2445/34623>. Acesso em: 07 dez. 2016

HELD, D. La democracia y el orden global. Del Estado moderno al gobierno cosmopolita. Barcelona: Paidós, 1997.

HOLDEN, C. Learning for Democracy: From World Studies to Global Citizenship. Theory into Practice, v. 39, n. 2, p. 74-80, 2000.

KYMLICKA, W. Ciudadanía multicultural. Barcelona: Paidós, 1996.

LAPAYESE, Y. V. Toward a Critical Global Citizenship Education. Comparative Education Review, v. 47, n. 4, p. 493-501, 2003.

LISTER, I. Global and international approaches in political education. In: HARBER, C. Political education in Britain. London: Falmer Press, p. 47-62 1985.

MARSHALL, H. Developing The Global Gaze In Citizenship Education: Exploring The Perspectives Of Global Education NGO Workers In England. International Journal of Citizenship and Teacher Education, v. 1, n. 2, p. 76-92, 2005.

MESA, M. Educar para la ciudadanía global y la democracia cosmopolita. In: ZÚÑIGA GARCÍA-FALCES, N. (Coord.). Educar para la ciudadanía y la participación: de lo local a lo global. Guías didácticas de educación para el desarrollo. Madrid: CIP-FUHEM, 2003. p. 5-23.

MYERS, J. P. Rethinking the Social Studies Curriculum in the Context of Globalization: Education for Global Citizenship in the U.S. Theory and Research in Social Education, v. 34, n. 3, p. 370-394, 2006.

NACIONES UNIDAS. Declaración Universal de Derechos Humanos Aprobada y proclamada por la Asamblea General en su resolución 217 A (III), de 10 de diciembre de 1948. In: Derechos Humanos. Recopilación de instrumentos internacionales. v. I (Primera parte) Instrumentos de carácter universal. Naciones Unidas: Nueva York y Ginebra, 2002. p. 1-7.

NUSSBAUM, M. C. Los límites del patriotismo: identidad, pertenencia y ciudadanía mundial. Barcelona: Paidós, 1999.

OREALC/UNESCO. Instituciones que trabajan por la educación para la ciudadanía mundial emanan recomendaciones para su desarrollo. Santiago de Chile: Oficina Regional de Educación de la UNESCO para América Latina y el Caribe, 2016. Disponível em: <http://www.unesco.org/new/es/santiago/press-room/single-new/news/instituciones_que_trabajan_por_la_educacion_para_la_ciudada/>. Acesso em: 29 dez. 2016.

ORTEGA, M. L. Estrategia de Educación para el Desarrollo de la Cooperación Española. Ministerio de Asuntos Exteriores y de Cooperación. 2007. Disponível em: <http://www.maec.es/es/MenuPpal/CooperacionInternacional/Publicacionesydocumentacion/Documents/DES Educación para el Desarrollo.pdf>. Acesso em: 9 dez. 2016

OXFAM. Global Citizenship, 2014. Oxfam Education. Disponível em: <http://www.oxfam.org.uk/education/global-citizenship/global-citizenship-guides>. Acesso em: 04 dez. 2016.

PETERS, M. A.; BRITTON, A.; BLEE, H. (Ed.). Global Citizenship Education: Philosophy, Theory and Pedagogy. Rotterdam: Sense Publishers, 2008.

PIGOZZI, M. J. A UNESCO view of global citizenship education. Educational Review, v. 58, n. 1, p. 1-4, 2006.

RAPOPORT, A. A Forgotten Concept: Global Citizenship Education and State Social Studies Standards. Journal of Social Studies Research, v. 33, n. 1, p. 91-112, 2009.

REIMERS, F. M. et al. Empoderar crianças e jovens para a cidadania global. Fundamentos e programa com atividades e referências, da educação infantil ao ensino médio. São Paulo: Fundação Santillana/Editora Moderna, 2017. Disponível em: <https://www.researchgate.net/profile/Fernando_Reimers/publication/320046957_Empoderar_Criancas_e_Jovens_para_a_cidadania_global/links/59caf4bc0f7e9bbfdc36b872/Empoderar-Criancas-e-Jovens-para-a-cidadania-global.pdf>. Acesso em: 20 dez. 2016.

REIMERS, F. M. et al. Empoderando Alunos Para Melhorar o Mundo. Um Guia Prático.Versão 1.0., 2017. Disponível em:

<http://www.fmss.org.br/wp-content/uploads/2017/12/EmpoderandoAlunosParaMelhoraroMundo.pdf>. Acesso em: 20 dez. 2016.

RIZVI, F. Postcolonialism and Globalization in Education. Cultural Studies. Critical Methodologies, v. 7, n. 3, p. 256-263, 2007.

ROBBINS, M.; FRANCIS, L. J.; ELLIOTT, E. Attitudes toward education for global citizenship among trainee teachers. Research in Education. v. 69, p. 93-98, 2003.

ROMAN, L. G. Education and the Contested Meanings of ‘Global Citizenship’. Journal of Educational Change, v. 4, p. 269-293, 2003.

SHULTZ, L. Educating for Global Citizenship: Conflicting Agendas and Understandings. The Alberta Journal of Educational Research, v. 53, n. 3, p. 248-258, 2007.

STROMQUIST, N. P. Teorizando la Ciudadanía Global: Discursos, Desafíos e Implicaciones para la Educación. Revista Interamericana de Educación para la Democracia/Interamerican Journal of Education for Democracy, v. 2, n. 1, p. 6-31, 2009.

TASNEEM, I. Global citizenship education: mainstreaming the curriculum? Cambridge Journal of Education, v. 35, n. 2, p. 177-194, 2005.

TAWIL, S. Education for ‘Global Citizenship’: A framework for discussion. UNESCO Education Research and Foresight, Paris. [ERF Working Papers Series, No. 7], 2013.

TORRES, C. A. Theoretical and Empirical Foundations of Critical Global Citizenship Education. New York: Routledge, 2017.

UNESCO. Recomendación sobre la Educación para la Comprensión, la Cooperación y la Paz Internacionales y la Educación relativa a los Derechos Humanos y las Libertades Fundamentales. Actas de la Conferencia General, 18ª reunión, 1974, París 17 de octubre-23 de noviembre de 1974. Organización de las Naciones Unidas para la Educación, la Ciencia y la Cultura, 1975. v. 1, p. 153-161. Disponível em: <http://unesdoc.unesco.org/images/0011/001140/114040s.pdf. >. Acesso em: 20 dez. 2016.

UNESCO. Outcome document of the Technical Consultation on Global Citizenship Education. Global Citizenship Education: An Emerging Perspective. ED/2013/PSD/PHR/PI/4. 2013a. Disponível em: <http://unesdoc.unesco.org/images/0022/002241/224115e.pdf>. Acesso em: 11 dez. 2016.

UNESCO. Proyecto de estrategia a plazo medio, 2014-2021.37 C/4. Paris: Unesco, 2013b.

UNESCO. Global Citizenship Education. Preparing learners for the challenges of the 21st century. Paris: UNESCO, 2014.

UNESCO. Educação para a cidadania global: preparando alunos para os desafios do século XXI. Brasília: Unesco, 2015. Disponível em: <http://unesdoc.unesco.org/images/0023/002343/234311por.pdf>. Acesso em: 20 dez. 2016.

UNESCO. Declaración de Incheon y Marco de Acción para la realización del Objetivo de Desarrollo Sostenible 4. ED-2016/WS/28. UNESCO/UNICEF/PNUD/Banco Mundial, 2016a. Disponível em: <http://unesdoc.unesco.org/images/0024/002456/245656s.pdf>. Acesso em: 29 dez. 2016.

UNESCO. Aplicación de la Recomendación sobre la Educación para la Comprensión, la Cooperación y la Paz Internacionales y la Educación relativa a los Derechos Humanos y las Libertades Fundamentales (1974). Examen de los preparativos para la próxima consulta. In: : ORGANIZACIÓN DE LAS NACIONES UNIDAS PARA LA EDUCACIÓN, LA CIENCIA Y LA CULTURA. Decisiones adoptadas por el Consejo Ejecutivo en su 199a Reunión. Paris, 16 mayo 2016b. p. 27-28. Disponível em: <http://unesdoc.unesco.org/images/0024/002446/244639s.pdf> Acesso em: 20 dez. 2016.

VILAFRANCA MANGUÁN, I.; BUXARRAIS ESTRADA, M. R. La educación para la ciudadanía en clave cosmopolita: la propuesta de Martha Nussbaum. Revista Española de Pedagogía, v. 67, n. 242, p. 115-130, 2009.

VILLANUEVA LORENZANA, E.; DEL OLMO RUBIO, M. J.; ARDANAZ IBÁÑEZ, M. El cuadrado de la EDCG. Posicionamiento sobre Educación para el Desarrollo y la Ciudadanía Global. Madrid: FONGDCAM. 2011. Disponível em: <http://fongdcam.org/wp-content/uploads/2011/03/cuadrado.pdf>. Acesso em: 08 dez. 2016.

Publicado

11-04-2018

Como Citar

LÁZARO LORENTE, L. M.; ROSA, V. M. de la; MONTES, C. P. A Educação para a Cidadania Mundial como aposta de construção de um novo paradigma educativo. Roteiro, [S. l.], v. 43, n. 1, p. 63–86, 2018. DOI: 10.18593/r.v43i1.13089. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/13089. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Organismos multilaterais e políticas públicas na educação básica e superior: diretrizes, desafios e práticas