Qualidade da educação superior e a responsabilidade social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v43i1.15136

Palavras-chave:

Qualidade da educação, Educação superior, SINAES, Responsabilidade social

Resumo

As reflexões ora apresentadas são decorrentes de uma pesquisa teórica em andamento, cuja temática focaliza a educação de qualidade vista sob a perspectiva dos seus fundamentos e modos de efetivação nos contextos educacionais. Faz um recorte sobre a qualidade da Educação Superior, avaliada por meio do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), refletindo sobre a Responsabilidade Social enquanto uma das 10 dimensões analisadas nesse Sistema. Com base na revisão de literatura, os achados do estudo sinalizam para a Responsabilidade Social como um componente essencial no processo formativo dos acadêmicos, para o cumprimento da tríplice missão universitária do ensino, da pesquisa e da extensão e para a efetivação da própria função social das Instituições de Ensino Superior.

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Biografia do Autor

Jardelino Menegat, Centro Universitário La Salle do Rio de Janeiro

Doutorado em Educação pela Universidade La Salle, Canoas -RS. Doutorando em Administración de Empresas, pela Universidad de La Empresa (Montevideo-Uruguay) (em fase de defesa da tese). É coordenador do Grupo de Pesquisa  do Centro Universitário La Salle do Rio de Janeiro - UNILASALLE-RJ intitulado: Indicadores de qualidade educacional e a Educação lassalista na contemporaneidade: dos fundamentos às práticas administrativo-pedagógicas nas Comunidades Educativas da Rede La Salle no Brasil. Faz parte do grupo de pesquisa do Unilasalle, de Canoas - RS,  em Práticas Educativas e Indicadores de Qualidade da Educação. Mestrado em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação, pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Especialista em Recursos Humanos para Administração e Supervisão de Escolas, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e em Administração da Educação pela mesma Universidade. Especialista em Metodologia do Ensino Superior, pelo Centro Universitário La Salle (UNILASALLE). MBA em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Universidade Califórnia (Irvine, Estados Unidos). Bacharel em Teologia e licenciado em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica (PUCRS)  e  licenciado em  Pedagogia pelo Centro Universitário La Salle (UNILASALLE), de Canoas - RS. Diretor de vários Colégios da Rede La Salle, fundador da Faculdade La Salle, Manaus -AM e da Faculdade de Tecnologia La Salle, de Estrela . Professor convidado em Cursos de Especialização e MBA. Foi Presidente da Rede La Salle por quatro mandatos, no momento é Reitor do Centro Universitário La Salle do Rio de Janeiro - Unilasalle - Niterói - RJ. É Chanceler da Universidade Católica de Brasília - UCB, Faculdade Católica do Tocantins - FACTO e do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais - UNILESTE. Palestrante nos contextos nacional e internacional focalizando as seguintes temáticas: formação inicial e continuada; qualidade da educação; processos e práticas de gestão em Instituições Educativas e outras Organizações; gestão do conhecimento; tendências educacionais; responsabilidade social; governança corporativa.

Ricardo Antônio De Marco, Universidade La Salle - Canoas - RS

Doutorando no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade La Salle (Canoas-RS/Brasil). Mestre em Administração pela Universidade do Sul de Santa Catarina.  Vice-reitor da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Chapecó-SC). 

Dirleia Fanfa Sarmento, Universidade La Salle, Canoas - RS

PhD em Ciências da Educação pela Universidade do Algarve (Portugal). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade La Salle (Canoas-RS/Brasil). 

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Publicado

11-04-2018

Como Citar

MENEGAT, J.; DE MARCO, R. A.; SARMENTO, D. F. Qualidade da educação superior e a responsabilidade social. Roteiro, [S. l.], v. 43, n. 1, p. 297–316, 2018. DOI: 10.18593/r.v43i1.15136. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/15136. Acesso em: 22 dez. 2024.

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