As dicotomias no contexto e no texto da BNCC como projeto educacional

Autores

  • Emina Márcia Nery dos Santos Universidade Federal do Pará
  • Luane Tomé dos Nascimento Sampaio Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Francisco Willams Campos Lima Universidade do Estado do Pará https://orcid.org/0000-0002-4753-6422

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v48.32525

Palavras-chave:

Política educacional, BNCC, Escola Básica

Resumo

Homologada em sua versão final no ano de 2018, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) representa a materialização de correlações de forças pela direção e condução da educação básica num contexto de pós-golpe de Estado, orquestrado por distintos setores sociais e com implicações diretas para a educação. Neste sentido, o presente estudo teve o objetivo de analisar como se deu a incorporação de elementos antagônicos, marcados por dicotomias, na política educacional brasileira no contexto e no texto da BNCC. Como suporte teórico utilizou-se autores como Luiz Dourado e Gaudêncio Frigotto para basear as investigações do contexto e do processo de elaboração do texto da BNCC. Por meio de pesquisa bibliográfica e documental, os resultados revelaram que três dicotomias se fazem presentes na BNCC, quais sejam: ensino religioso e ensino laico; centralização e descentralização; e público e privado. Esse fato demonstra projetos societários distintos no teor do documento, que intensificaram a lógica privada e do mercado no currículo da escola básica brasileira em vigor, assinalando um alinhamento com as vertentes mercantis que apregoam a utilização da educação em prol do desenvolvimento social.

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Biografia do Autor

Emina Márcia Nery dos Santos, Universidade Federal do Pará

Professora da Universidade Federal do Pará. Atua no Programa de Pós-graduação em Currículo e Gestão daEscola Básica (PPEB UFPA). Líder do Grupo de Estudos em Educação em Direitos Humanos (GEEDH).

Luane Tomé dos Nascimento Sampaio, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutoranda em Psicologia da Educação na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Mestra em Educação pela Universidade Federal do Pará (PPEB/UFPA). Atualmente é membro do Grupo de Estudos em Educação em Direitos Humanos (GEEDH ) e do Grupo de Pesquisa Núcleo de Pesquisa Internacional em Representações sociais (NEARS) da PUCSP. Associada da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) e da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd

Francisco Willams Campos Lima, Universidade do Estado do Pará

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Pará. Professor da Universidade do Estado do Pará. É líder do Grupo de Estudos e pesquisas em Ensino Religioso na Amazônia (GEPERA/UEPA) e pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Planejamento e Qualidade da Educação Básica (GPQe/UEMA)

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Publicado

20-12-2023

Como Citar

SANTOS, E. M. N. dos; SAMPAIO, L. T. dos N.; LIMA, F. W. C. As dicotomias no contexto e no texto da BNCC como projeto educacional. Roteiro, [S. l.], v. 48, p. e32525, 2023. DOI: 10.18593/r.v48.32525. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/32525. Acesso em: 2 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de demanda contínua

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