Casos de enseñanza en investigación sobre formación docente

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v46.27212

Palabras clave:

formación del professorado, casos de enseñanza, estado del arte, investigación en educación

Resumen

Este texto tiene como objetivo problematizar el uso de casos de enseñanza como elemento teórico y metodológico en la investigación sobre la formación docente en el contexto del programa de posgrado stricto sensu. El estudio, de carácter exploratorio y documental, toma como centro de investigación la Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones (BDTD) y el Catálogo de Tesis y Disertaciones CAPES, considerando que ambas bases de datos concentran producciones de programas de posgrado. La primera etapa del estudio identificó 264 tesis y disertaciones, las cuales pasaron por análisis de títulos, resúmenes y palabras clave, consolidando 36 investigaciones que fueron, efectivamente, el corpus de análisis de la investigación. Los 36 trabajos fueron analizados en su totalidad, con el fin de realizar una síntesis integradora cubriendo los siguientes ejes de discusión: referencias teóricas; aspectos que constituyen la metodología; y resultados de las investigaciones. Las publicaciones se identificaron desde el año 2001 en adelante, siendo la mayoría de las investigaciones tomando los casos de docencia como instrumento de investigación y formación, generalmente asociado a otros instrumentos. En aquellos estudios en los que los casos de enseñanza son centrales al objeto de estudio, se explora su potencial de formación y contribución al desarrollo profesional de los docentes. También destaca la necesidad de investigar en el campo de la formación docente para profundizar en la exploración de los casos de enseñanza como elemento formativo, ya que estos se configuran como posibilidades para promover una reflexión efectiva sobre la acción del docente.

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Biografía del autor/a

Juliano Agapito, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, com ingresso em 2019/I, sob orientação da Professora Doutora Márcia de Souza Hobold. Mestre em Educação pela Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE (2013), especialista em Fisiologia do Exercício pela Universidade Gama Filho (2008), licenciado em Educação Física pela Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE (2003) e com segunda licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário de Jales - UNIJALES (2018). Atua como docente da Educação Básica na Rede Municipal de Ensino de Joinville/SC e na Educação Superior no curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Guilherme Guimbala / Associação Catarinense de Ensino (FGG/ACE). Tem experiência na área da Educação, com ênfase em Formação de Professores, Educação Especial, Educação Inclusiva e Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Professor Iniciante, Indução Profissional Docente, Trabalho e Formação Docente, Pesquisa na Educação Básica, Educação Especial Inclusiva, Diversidade e Educação Física Escolar. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas: Formação de Professores e Práticas de Ensino (FOPPE) vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE/UFSC), coordenado pela professora Dra. Márcia de Souza Hobold, desde 2018/I até o momento.

Márcia de Souza Hobold, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC SP. De 2013 a 2015, fez pós-doutorado na PUC SP, com bolsa do CNPq, sob orientação da professora Marli André. Atualmente é Professora Efetiva do Departamento de Metodologia de Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE, do Centro de Ciências da Educação - CED da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Foi professora titular da Universidade de Joinville - UNIVILLE (2008-2017), atuando no Departamento de Psicologia e no Programa de Mestrado em Educação. Atuou como coordenadora do Programa de Mestrado em Educação da UNIVILLE, por quatro anos (2013 a 2016), e dois anos como vice-coordenadora (2011-2012). No mestre ' s O Programa de Educação lecionava as disciplinas obrigatórias da linha de pesquisa e formação de professores. Foi vice-coordenadora do GT 8 (Formação de Professores), gestão 2017-2018 e atualmente é coordenadora do GT 8, nos anos 2018-2019. Desenvolve pesquisas sobre formação de professores (inicial e continuada), Didática (práticas docentes), condições de trabalho, iniciação docente, profissionalismo, identidade e saberes docentes. Trabalhou durante dezoito anos no Ensino Fundamental e Médio, atuando como Professora, Orientadora Educacional e Coordenadora Pedagógica. Desde 2005, é membro do Centro de Pesquisa para o Desenvolvimento Profissional de Professores da Educação - Programa de Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC SP. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa: Formação de Professores e Práticas de Ensino - FOPPE, UFSC. Também integra a Rede Interinstitucional de Pesquisa em Práticas de Capacitação e Ensino (RIPEFOR). Português: Doutora em Educação (Psicologia da Educação), pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC SP. De 2013 a 2015 realizou seu Estágio de Pós-doutoranda, na PUC SP, com bolsa do CNPq, sob supervisão da Professora Marli André. Atualmente é Professora efetiva de Didática do Departamento de Metodologia de Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE, do Centro de Ciências da Educação - CED, da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Foi professora da Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE (2008-2017), atuando no Departamento de Psicologia e no Programa de Mestrado em Educação. Atuou como coordenadora do Programa de Mestrado em Educação, da UNIVILLE, por quatro anos (2013 a 2016), e mais dois anos como vice-coordenadora (2011-2012). No Programa de Mestrado em Educação lecionou como disciplinas obrigatórias da linha de pesquisa e formação docente. Foi vice-coordenadora do GT 8 (Formação de Professores), gestão 2017-2018 e, atualmente, é a coordenadora do GT 8, nos anos de 2018-2019. Desenvolve pesquisas sobre a formação de professores (inicial e continuada), Didática (práticas de ensino), condições de trabalho, início da docência, profissionalidade, identidade e saberes docentes. Atuou por dezoito anos no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, exercendo as funções de professora, Orientadora Educacional e Coordenadora Pedagógica. Desde 2005, integra o Núcleo de Pesquisa sobre o Desenvolvimento Profissional dos Professores do Programa de Educação - Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC SP. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa: Formação de Professores e Práticas de Ensino - FOPPE, da UFSC. Também integra a Rede Interinstitucional de Pesquisas sobre a Formação e as Práticas Docentes (RIPEFOR).

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Publicado

2021-07-15

Cómo citar

AGAPITO, J.; HOBOLD, M. de S. Casos de enseñanza en investigación sobre formación docente. Roteiro, [S. l.], v. 46, p. e27212, 2021. DOI: 10.18593/r.v46.27212. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/27212. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

Seção temática: Casos de Ensino na pesquisa e na formação de professores

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