FORMAÇÃO DOCENTE E DIVERSIDADE CULTURAL: COMPLEXIDADE, POLISSEMIA E CONSCIÊNCIA POLÍTICA / Teacher education and cultural diversity: complexity, polysemy, and political consciousness

Autores

  • Emília Murta Moraes
  • Julio Emilio Diniz-Pereira

Resumo

Este artigo teve como objetivo geral discutir o tema da formação de professores para a diversidade cultural. Para tal, os autores iniciam o texto por meio de uma reflexão sobre a complexidade dessa temática em razão de uma grande polissemia entre os termos utilizados nesse debate. Ressaltam-se as diferentes abordagens, concepções e perspectivas que são, normalmente, assumidas nessa discussão. Cada uma dessas abordagens, concepções e perspectivas leva a diferentes ações de formação de professores e/ou práticas de sala de aula. Por fim, constata-se a ausência desse tema nos programas de formação inicial de professores no Brasil e analisam-se algumas iniciativas de formação continuada sobre a questão da diversidade.

Palavras-chave: Formação docente. Diversidade cultural. Multiculturalismo.

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Publicado

26-11-2014

Como Citar

MORAES, E. M.; DINIZ-PEREIRA, J. E. FORMAÇÃO DOCENTE E DIVERSIDADE CULTURAL: COMPLEXIDADE, POLISSEMIA E CONSCIÊNCIA POLÍTICA / Teacher education and cultural diversity: complexity, polysemy, and political consciousness. Roteiro, [S. l.], p. 105–130, 2014. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/6356. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Educação, diversidade e ação pedagógica