Que conhecimento matemático para ensinar nos anos iniciais? Desafios para a formação

Autores

  • Alexandra Gomes CIEC/IE - Universidade do Minho

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v46i.23839

Palavras-chave:

Conhecimento matemático para ensinar, Formação de professores, Anos iniciais

Resumo

São muitos e variados os desafios que hoje se colocam à formação de professores de Matemática. Quando se pensa em professores dos primeiros anos, os desafios são ainda maiores. Por um lado, estes professores são generalistas, não sendo exclusivamente professores de Matemática. Por outro lado, o conhecimento matemático destes professores é frequentemente desvalorizado porquanto se acredita que a Matemática que se ensina nos anos iniciais é simples e consequentemente fácil de ensinar. É uma crença errada pois, apesar de ser elementar, esta Matemática constitui o alicerce de futuras construções matemáticas e contém os rudimentos de muitos conceitos importantes de ramos avançados da disciplina. Assumindo que o conhecimento do professor é fulcral no processo de ensino e aprendizagem, importa determinar que conhecimento(s) matemático é necessário para ensinar. Neste artigo iremos centrar a nossa atenção no conhecimento matemático para ensinar e apresentar alguns resultados de pesquisa que ilustram pontos críticos e dificuldades no conhecimento de (futuros) professores e que apontam pistas para conceptualizar a formação dos professores.

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Biografia do Autor

Alexandra Gomes, CIEC/IE - Universidade do Minho

Professora Auxiliar no Instituto de Educação da Universidade do Minho, docente do Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didáctica e Supervisão e investigadora integrada no Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC).

É, desde abril de 2016, Vice-Presidente do Instituto de Educação da UMinho e, desde setembro de 2017, Presidente do Conselho Pedagógico do mesmo Instituto.

Doutorada em Estudos da Criança, ramo de Matemática Elementar, pela Universidade do Minho, com a tese: Um estudo sobre o Conhecimento matemático de (futuros) professores do 1.º Ciclo – O problema dos conceitos fundamentais em geometria, concluída em janeiro de 2004.

Leciona várias Unidades Curriculares de Matemática Elementar e Didática da Matemática quer na graduação quer na pós-graduação e também supervisiona investigação de pós-graduação, mestrado e doutoramento, nessas áreas.

Tem escrito vários artigos e capítulos de livros sobre matemática elementar e educação matemática.

Os seus principais interesses de investigação são:

- O conhecimento matemático de professores do ensino básico.

- Formação matemática de educadores e professores do ensino básico.

- O ensino e a aprendizagem de Matemática nos primeiros anos (especialmente geometria).

- Conceção e desenvolvimento de tarefas matemáticas.

 

Tem participado em vários projetos de Consultadoria Científica, dos quais se destacam:

- Coordenadora da equipa (do IE) responsável pelo Mestrado em Metodologia do Ensino Primário–Área de especialização em Ensino da Matemática no Ensino Primário, do ISCED Benguela, no âmbito do Programa Nacional de Formação e Gestão do Pessoal Docente (PNFGPD), em Angola.

- Consultora científica e formadora na Licenciatura em Formação de Professores da Educação Pré-escolar da Faculdade de Educação, Artes e Humanidades da Universidade Nacional Timor Lorosa’e (UNTL).

- Consultora científica do projeto RECEB - Reforma Curricular do Ensino Básico da Guiné-Bissau (RECEB FCG/UNICEF/Ministério da Educação, Ensino Superior e Investigação Científica da Guiné-Bissau); Coordenadora da equipa responsável pela elaboração dos programas de matemática (2.º, 3.º e 4.º anos), dos cadernos dos alunos e dos guias docentes de matemática (2º, 3.º e 4.º anos) (desde 2016).

- Consultora científica do Programa de ensino de qualidade em português na Guiné Bissau (PEQPGB), da responsabilidade da Fundação Fé e Cooperação (FEC) (entre 2015 e 2016).

- Consultora Científica e Pedagógica do Projeto Manual Digital II, financiado pelo QREN - SI I&DT (Pro NORTE-07-0202 FEDER 13657), no âmbito da produção de recursos educativos digitais para o 1.º Ciclo do Ensino Básico.

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Publicado

23-03-2021

Como Citar

GOMES, M. A. de O. . Que conhecimento matemático para ensinar nos anos iniciais? Desafios para a formação. Roteiro, [S. l.], v. 46, p. e23839, 2021. DOI: 10.18593/r.v46i.23839. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/23839. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Seção Temática: Desafios da formação de professores para o ensino de Matemática

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