Desenho Universal para a Aprendizagem como metodologia para o ensino da matemática na formação dos futuros professores de educação especial

Autores

  • Ximena Gutiérrez-Saldivia Universidad Católica de Temuco
  • Cecilia Barría Navarro Universidad Católica de Temuco
  • Danilo Díaz-Levicoy Universidad Católica del Maule https://orcid.org/0000-0001-8371-7899

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v46i.23731

Palavras-chave:

Desenho Universal para a Aprendizagem, Ensino da matemática, Formação de professores, Educação especial

Resumo

O tema central do artigo relaciona-se com uma prática inovadora na formação dos futuros professores de educação especial, onde utiliza-se o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) como estratégia no ensino da matemática dentro do curso ferramentas de aceso para o aprendizado das matemáticas I. A implementação do DUA constitui uma estratégia para favorecer a aprendizagem de todos os estudantes e uma oportunidade para modelar estratégias de ensino diversificadas. O objetivo do trabalho é divulgar a implementação do DUA. Nesse contexto, foram analisadas as práticas das professoras do curso e as percepções das estudantes, identificando-se uma metodologia de ensino tradicional centrada no professor, e percepções negativas dos estudantes em relação à matemática; depois, diferentes estratégias de ensino baseadas nos três princípios do DUA, suas diretrizes e pontos de verificação, foram selecionados e implementados. Finalmente, conclui-se que a implementação das estratégias permitiu uma maior implicação na aprendizagem e uma aproximação dos estudantes ao seu futuro professional, aspectos fundamentais na política educativa do Chile, que exige às escolas incorporar o DUA.

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Publicado

22-02-2021

Como Citar

GUTIÉRREZ-SALDIVIA, X. .; NAVARRO, C. B.; DÍAZ-LEVICOY, D. Desenho Universal para a Aprendizagem como metodologia para o ensino da matemática na formação dos futuros professores de educação especial. Roteiro, [S. l.], v. 46, p. e23731, 2021. DOI: 10.18593/r.v46i.23731. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/23731. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Seção Temática: Desafios da formação de professores para o ensino de Matemática