Entrevista com a Professora Doutora Maria de Lurdes Marquês Serrazina – Universidade de Lisboa – Portugal
DOI:
https://doi.org/10.18593/r.v46i.23719Palavras-chave:
Educação Matemática, Formação de Professores, Desenvolvimento Profissional DocenteResumo
A presente entrevista foi parte do plano de trabalho do doutorado sanduíche realizado na Universidade de Lisboa em Portugal e teve por objetivo compreender as concepções do conceito de desenvolvimento profissional docente. Para isso, realizamos uma entrevista com a Professora Doutora Maria de Lurdes Marquês Serrazina, do Instituto de Educação, em que buscamos por meio de questões conhecer como a pesquisadora têm conceituado o termo desenvolvimento profissional docente (DPD), se é fundamentado em alguma teoria e quais foram as grandes influências para elaboração do conceito de DPD que utiliza em suas pesquisas. A escolha da pesquisadora foi devida ela ser uma das principais referências citadas em muitas pesquisas brasileiras envolvendo o desenvolvimento profissional.
Downloads
Referências
BALL, D. L.; BASS, H. Toward practice-based theory of mathematical knowledge for teaching. In: DAVIS, B.; SMITH, E. (ed.). 2002 ANNUAL MEETING OF THE CANADIAN MATHEMATICS EDUCATION STUDY GROUP, 2003, Edmonton. Proceedings […] Edmonton: CMESG/GCEDM, 2003. p. 3-14.
BALL, D. L.; THAMES, M. H.; PHELPS, G. Content knowledge for teaching: what make it special? Journal of Teacher Education, v. 59, n. 5, p. 389-407, 2008. DOI: https://doi.org/10.1177/0022487108324554
DAY, C. Desenvolvimento profissional de professores: os desafios da aprendizagem permanente. Porto, Portugal: Porto Editora, 2001.
SHULMAN, L. S. Knowledge and teaching: foundations of the new reform. Harvard Educational Review, v. 57, n. 1, p. 1-22, 1987. DOI: https://doi.org/10.17763/haer.57.1.j463w79r56455411
SHULMAN, L. S. Those who understand: knowledge growth. Teaching Educational Research, v. 15, n. 2, p. 4-14, 1986. DOI: https://doi.org/10.3102/0013189X015002004
![](https://periodicos.unoesc.edu.br/public/journals/14/submission_23719_19266_coverImage_pt_BR.jpg)
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Adriana Miola
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons – Atribuição – 4.0 Internacional.