Política de formação de professores nas últimas décadas no Brasil: avanços, desafios, possibilidades e retrocessos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v43iesp.16491

Palavras-chave:

Política educacional, Formação de professores, Conjuntura educacional

Resumo

Neste artigo descrevem-se e analisam-se as principais políticas de formação de professores gestadas desde os anos 1990, concentrando-se nos Governos de Fernando Henrique Cardoso, Luís Inácio Lula da Sila, Dilma Rousseff e Michel Temer. O percurso analítico empreendido revela que as ações de formação inicial e continuada de professores têm forte vinculação com a agenda governamental e que têm sido sistematicamente contingenciadas pelos ciclos político-eleitorais. Ao descrever e analisar as políticas e os programas desenhados nesses Governos percebe-se que a alternância da agenda é marcada pela questão orçamentária, especialmente nos Governos Dilma e Temer. A consequência é o desmantelamento da rede de formação que foi gestada no nível local e regional, ancorada pelas universidades, responsáveis pela articulação com os estados e municípios brasileiros.

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Biografia do Autor

Breynner Ricardo Oliveira, Universidade Federal de Ouro Preto

Departamento de Gestão Pública

Programa de Pós Graduação em Educação 

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Publicado

06-12-2018

Como Citar

OLIVEIRA, B. R.; SOUZA, W. M. de; PERUCCI, L. S. Política de formação de professores nas últimas décadas no Brasil: avanços, desafios, possibilidades e retrocessos. Roteiro, [S. l.], v. 43, n. esp, p. 47–76, 2018. DOI: 10.18593/r.v43iesp.16491. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/16491. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Comemorativo Roteiro 40 anos

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