Teacher education policy in Brazil: understanding and interlocation with guidelines from international organizations

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v43i1.13094

Keywords:

Public policies, Teacher training, International organizations

Abstract

The text analyzes the policies of teacher training in Brazil in its developments and recommendations from international organizations. It is the result of bibliographical and documentary research, in the light of theoretical and legal frameworks that subsidize reflections about the priorities, orientations and government programs that underlie teacher training. Among the main results, it is worth noting: educational reforms follow the recommendations of international organizations; The current educational policies reaffirm the centrality of the training for the / in the teaching practice; The training programs are related to the nature of the teaching functions and the training institutions act as mechanisms to meet the demands of productive and performative processes from the global logic.

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Author Biographies

Marilene Gabriel Dalla Corte, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Educação - PUCRS. Mestre em educação - UFSM. Especialista em Administração e Supervisão Esclar - UFSM. Especialista em Psicopedagogia - FAFRA. Bolsista Cnpq de Pós-Doutorado na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, com o foco na temática Educação Superior e Contextos Emergentes. Professora Adjunta do Departamento de Administração Escolar - ADE, do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Coordenadora Substituta e docente no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional (PPPG) do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria, onde atua na linha de pesquisa Políticas e Gestão da Educação Básica. Docente na linha de pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Integrante do Conselho Municipal de Educação de Santa Maria/RS - CMESM. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Políticas Públicas e Gestão Educacional – GESTAR. Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisa ELOS voltado para pesquisas sobre o campo curricular, perpassando pelas políticas públicas e práticas educativas. Integrante do Grupo de Pesquisa UNIVERSITAS/RIES com foco de pesquisa na organização de conhecimentos sobre Educação Superior nos campos das políticas, práticas pedagógicas e formação de professores. Autora de artigos e capítulos de livros. Organizadora de livros. Tem experiência na Educação Básica e Superior, com ênfase em políticas públicas, gestão educacional, gestão escolar e universitária, formação de professores.

Rosane Carneiro Sarturi, Universidade Frederal de Santa Maria (UFSM).

Licenciada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Imaculada Conceição (1984), pós-graduada em Currículo por Atividades (1986), pós-graduada em Orientação Educacional (1991), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1999) e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Pós-doutorado em Políticas Públicas na Universidade de Valência - Faculdade de Filosofia e Ciência da Educação como bolsista CAPES/Fundação Carolina (2010-2011). É professora Associada II da Universidade Federal de Santa Maria no Departamento de Administração Escolar, atuando na graduação com as disciplinas de Pesquisa em Educação, Políticas Públicas, Gestão Educacional e Organização Curricular. É professora no Programa de Pós-Graduação em Educação, do Centro de Educação da UFSM, na Linha de Pesquisa 02: Práticas Escolares e Políticas Públicas. Tem experiência na área de Educação, tendo atuado na Educação na básica por mais de vinte anos. Os principais temas de pesquisa são: currículo, praticas educativas, políticas públicas e formação de professores. Desenvolve projetos de pesquisa voltados para a influência das políticas públicas nas organizações curriculares dos cursos de formação de professores. Líder do Grupo de Pesquisa ELOS, que abarca investigações do campo curricular, perpassado pelas políticas públicas e práticas educativas. Além disso, busca estabelecer a relação teoria e prática entre as instituições formadoras no Brasil, Argentina e Espanha a partir do Acordo de Cooperação Técnica- científica e cultural com a UFSM, sob sua coordenação. Participante do Grupo de Pesquisa de Formação de Professores para o Mercosul/Conesul, vinculado à UFRGS. Coordenadora do Subprojeto PIBID na área de Pedagogia na UFSM, Coordenadora do Projeto de Pesquisa financiado pelo Observatório da Educação, Edital 2012, coordena o Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, que abarca os cursos de Especialização em Gestão Educacional e Mestrado Profissional. Autora de vários artigos e capítulos de livros.

Janilse Fernandes Nunes, Centro Universitário Franciscano (UNIFRA).

Professora Universitária no Centro Universitário Franciscano, Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM), com período sanduíche na Faculdade de Educação, na Universidade de Sevilha, Espanha, com Bolsa PDSE - CAPES. Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2009), especialista em Informática na Educação - Faculdades Franciscanas (1998), e licenciada em Pedagogia - Faculdades Franciscanas (1996). É líder do grupo de pesquisa Comunicação e Tecnologias Digitais nos Processos de Ensino e Aprendizagem com atividades EAD. Tem experiência na área de Educação Básica e Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, formação de professores, ludicidade, educação digital, gestão educacional e educação a distância.

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Published

2018-04-11

How to Cite

CORTE, M. G. D.; SARTURI, R. C.; NUNES, J. F. Teacher education policy in Brazil: understanding and interlocation with guidelines from international organizations. Roteiro, [S. l.], v. 43, n. 1, p. 87–114, 2018. DOI: 10.18593/r.v43i1.13094. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/13094. Acesso em: 22 jul. 2024.

Issue

Section

Dossiê Organismos multilaterais e políticas públicas na educação básica e superior: diretrizes, desafios e práticas

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