Ensino fundamental de nove anos: aspectos legais e didático-pedagógicos1

Autores

  • Marilda Pasqual Schneider
  • Zenilde Durli

Resumo

O texto trata da ampliação do ensino obrigatório para nove anos de duração, conforme regulamentado pela Lei Federal, exarada pelo Presidente da República, em seis de fevereiro de 2006. Primeiramente, apresenta-se o contexto histórico, no qual a promulgação da referida Lei esteve inserida. Em um segundo momento, analisam-se os documentos exarados pelo MEC no sentido de orientar o processo de implantação do Ensino Fundamental de Nove Anos e discutem-se posicionamentos de educadores e pesquisadores sobre o tema. Por fim, apontam-se os principais desafios a ser enfrentados pelos sistemas de ensino e pelas escolas de educação básica no sentido de construir coerentemente uma proposta que possa, de fato, promover a melhoria da qualidade educacional brasileira.

Palavras-chave: Ensino Fundamental de Nove Anos. Aspectos político-legais. Desafios didático-pedagógicos.

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Como Citar

SCHNEIDER, M. P.; DURLI, Z. Ensino fundamental de nove anos: aspectos legais e didático-pedagógicos1. Roteiro, [S. l.], v. 34, n. 2, p. 189–214, 2010. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/305. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos