Planificación Didáctica en la Educación Universitaria en tiempos de pandemias

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v47.30226

Palabras clave:

Planificación Didáctica, Formación de Profesores, Enseñanza remota de emergencia, Didáctica Digital

Resumen

Este artículo presenta resultados de una investigación exploratoria sobre el proceso de planificación docente de los profesores universitarios durante la pandemia. Su objetivo fue identificar las características de una nueva práctica pedagógica, mediada digitalmente, a partir de las percepciones de los docentes en al menos tres ofertas remotas de sus disciplinas. El estudio se basó en las respuestas de 25 profesores universitarios, de diferentes áreas del conocimiento, sobre cambios en sus planes didácticos para desarrollar actividades en línea durante la pandemia. Para el estudio, nosotros, como autores, desarrollamos un cuestionario, disponible en una plataforma virtual y respondido por los profesores. Las respuestas, voluntarias y anónimas, fueron numeradas, analizadas y distribuidas en cinco categorías: tiempo; organización; prácticas; recursos e interacción. El análisis de estas categorías se basó en las perspectivas constructivistas cualitativas de Charmaz (2008) para la Grounded Theory. A partir del análisis, buscamos el pensamiento de autores que dialogaron con los aspectos analizados. Al final, consideramos que la planificación para el uso de tecnologías digitales en situaciones de emergencia de la enseñanza en línea durante la pandemia constituyó cambios en el pensamiento y la acción del docente. Guiaron el desarrollo de la formación inmersiva en servicio, generando transformaciones en la forma de enseñar de estos docentes. También entendemos que la cultura digital, en rápida transformación, requiere una continua formación didáctica digital, para el uso de las tecnologías más avanzadas, según los contextos y objetivos de enseñanza.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Vani Moreira Kenski, Universidade de São Paulo

Possui Graduação /Licenciatura em Pedagogia e Geografia/UERJ. Mestrado em Educação (Currículo e Planejamento)/UnB. Doutorado em Educação/Unicamp. Atualmente é Profa. e Orientadora no Programa de Pós-Graduação em Educação da FE/USP. Foi Professora da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB) e da Faculdade de Educação da Unicamp. Vice-Presidente da ABED. Diretora da SITE Educacional Ltda. Foi Diretora da ANPAE e Coordenadora do GT 16 Comunicação e Educação da ANPED. Líder dos Grupos de Pesquisa MENT/NTC e SITE. Pesquisadora CNPq. Foi Professora, Supervisora Pedagógica e Coordenadora na SME do Rio de Janeiro. Foi Criadora, Coordenadora e Professora do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em "Design Instrucional para o ensino online", oferecido pela SITE Educacional em parceria com a UFJF. Criou e coordenou nova versão deste mesmo curso para o SENAC/SP. Possui diversos livros e artigos acadêmicos publicados entre os quais se destacam: "Tecnologias e Ensino presencial e a distância (ed. Papirus/ 2003) em 9a. edição; "Educação e Tecnologias: o novo ritmo da informação" (ed. Papirus/2007) em 8a. edição; "Tecnologias e tempo docente (ed. Papirus, 2015). Organizou e coordenou coletâneas como as publicadas nos livros: "Design Instrucional para Educação on-line" (ed. Senac/2015, 1a. edição; e Artesanato Educacional/2019, 2a. edição). Desenvolveu e coordenou pesquisas coletivas e abrangentes como "Grupos que pesquisam EaD no Brasil" (ABED, 2017). Escreveu artigos, prefácios e apresentações de livros orientados principalmente para as questões de formação docente; uso de tecnologias no ensino; formação de professores; didática e tecnologias; educação a distância; ensino online, entre outros assuntos voltados principalmente para as relações entre ensino e uso das tecnologias digitais. Orientou mais de 50 estudantes de Mestrado e Doutorado e mais de 50 estudantes de Pós-Graduação Lato Sensu (Design Instrucional). Organizou e participou de diversos eventos acadêmicos nacionais e internacionais.

Julia Moreira Kenski, Universidade 9 de Julho (UNINOVE)

Graduada, Mestre e Doutora em Administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.  Professora da Universidade 9 de Julho (UNINOVE)  e professora convidada da Universidade Mackenzie. Seus interesses de pesquisa são sobre a ação de profissionais no trabalho remoto, mediado pelas mídias digitais em diferenciadas organizações, públicas e privadas.   Seu atual foco de pesquisa se relaciona com as interações e envolvimentos sociais e culturais, além dos novos hábitos e arranjos físicos ocasionados pelo trabalho online remoto.  Atua também como sócia-diretora da SITE Educacional e da Lehrer Treinamento, empresas onde desenvolve ações de pesquisa e conduz processos de consultoria e treinamento em universidades e empresas.

Citas

ALEA, L.; FABREA, M.; ROLDAN, R.; FAROOQI, A. Teachers' COVID-19 Awareness, distance learning education experiences and perceptions towards institutional readiness and challenges. International Journal of Learning, Teaching and Educational Research. Vol. 19, No. 6, pp. 127-144, Jun./2020. Disponível em https://www.researchgate.net/publication/343046930_Teachers’_Covid-19_Awareness_Distance_Learning_Education_Experiences_and_Perceptions_towards_Institutional_Readiness_and_Challenges. Acesso em 07/abril/2022. DOI: https://doi.org/10.26803/ijlter.19.6.8

BEURLEN C.; COELHO, M.; KENSKI, J. Feedback em e-learning: possibilidades e desafios. Fev./2006. Disponível em: http://www.abed. org.br/seminario2006/pdf/tc048.pdf. Acesso em 07/ abril/2022.

CABERO-ALMENARA, J.; MUÑOZ, M. L. A.; ZAMORANO, I. V.; RIVEROS, S. M. A. Percepciones de profesores y estudiantes de la formación virtual y de las herramientas en ellas utilizadas. Revista Diálogo Educacional. Vol. 18, No. 56, pp. 149-163, 2018. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/23580. Acesso em: 3/abril/2022. DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.056.DS07

CERDEIRA, P. L.; BRAHIM, A. C. S. M.; HIBARINO, D. A. Linguística aplicada e a formação continuada e crítica para professores de línguas adicionais: contribuições de um grupo de pesquisa. Ñemityrã. Revista Multilingüe de Lengua, Sociedad y Educación. Vol. 3, No. 1., pp. 38-51, ago. 2021. Disponível em http://www.nemityra.fil.una.py/nemityra/index.php/revn/issue/view/8. Acesso em 22/abril/2022.

CHAGAS, A. M.; LINHARES, R. N.; MOTA, M. F. A curadoria de conteúdo digital enquanto proposta metodológica e multirreferencial. RISTI: Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação. Nº. 33, págs. 32-47, Set. 2019. Disponível em: DOI: https://doi.org/10.17013/risti.33.32-47

https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7425246. Acesso em 7/abril/2022.

CHARMAZ, K. Grounded Theory as an Emergent Method. In: HESSE-BIBER, S. N.; P. LEAVY, P. (org.). Handbook of Emergent Methods. New York: The Guilford Press, 2008, p. 155-172.

CUNHA, M.I. A docência como ação complexa. In: CUNHA, M.I. (Org.) Trajetórias e lugares de formação da docência universitária: da perspectiva individual ao espaço institucional. Araraquara/SP: Junqueira&Marin. Brasília/DF, CAPES. CNPq. 2010, pp. 19-34.

GIL, A. C. Didática do Ensino Superior. São Paulo: Atlas, 2012.

GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo: Atlas, 2019.

GUSSO, H. et al. Ensino superior em tempos de pandemia: diretrizes à gestão universitária. Educação & Sociedade. Vol. 41, pp. 1-27. 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/8yWPh7tSfp4rwtcs4YTxtfr/?format=pdf&lang=pt. Acesso em 29/abril/2022.

KENSKI, V. M. A urgência de propostas inovadoras para a formação de professores para todos os níveis de ensino. Revista Diálogo Educacional. Vol. 15, No. 45, pp. 423–441, 2015. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/1963. Acesso em: 3/abr. 2022. DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.15.045.DS03

KENSKI, V. M. Interações em e-learning no Ensino Superior. In: TRINDADE, S. D.; MOREIRA, J. A.; FERREIRA, A. G. (Coords.). Pedagogias Digitais no Ensino Superior. Coimbra: CINEP/IPC, 2020, pp. 65-82. Disponível em https://www.ipc.pt/ipc/wp-content/uploads/2021/05/Pedagogias-Digitais_Colecao-Estrategias-Ensino.pdf. Acesso em 12/abril/2022.

KENSKI, V. M. Processos de interação e comunicação no ensino mediado pelas tecnologias. In: PIMENTA, S. G.; ALMEIDA, M. I. (Orgs.) Pedagogia Universitária.

São Paulo: Ed. da Universidade de São Paulo (EDUSP), 2009.

NIEMI, H. M.; KOUSA, P. A case study of students’ and teachers’ perceptions in a Finnish high school during the COVID pandemic. International Journal of Technology in Education and Science (IJTES). Vol. 4, No. 4, pp. 352-369, 2020. Disponível em: DOI: https://doi.org/10.46328/ijtes.v4i4.167

https://www.ijtes.net/index.php/ijtes/article/view/167. Acesso em 19/abril/2022.

OZKARA, B. O.; CAKIR, H. Participation in online courses from the students perspective. Interactive Learning Environments. Vol. 26 No. 7., pp. 924-942, 2018. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/10494820.2017.1421562?journalCode=nile20. Acesso em 07/abril/2022. DOI: https://doi.org/10.1080/10494820.2017.1421562

PADILHA, M. A. S.; BERAZA, M. A. Z.; SOUZA, C. V. Coreografias didáticas e cenários inovadores na educação superior. Revista Docência e Cibercultura. Vol. 1, No. 1, pp. 115-134, nov. 2017. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc/article/view/30492/2351. Acesso em: 25 abr. 2022. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2017.30492

PRIGOL, E. L.; BEHRENS, M. A. Teoria Fundamentada: metodologia aplicada na pesquisa em educação. Revista Educação & Realidade. Porto Alegre/RS: Vol. 44, No. 3, pp 1-20, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/rDDFsHvBCQyWKpthzPjMGzk/?format=pdf. Acesso em 07/abril/2022. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-623684611

TAROUCO, L. Um panorama da fluência digital na sociedade da informação. In: BEHAR, P. (Org.). Competências em Educação a Distância. Porto Alegre: Penso, 2013.

SANTOS, E.; QUINTAS-MENDES, A.; TORRES, P. L. Educação e Cibercultura: metodologias de pesquisa, curadoria e inovação pedagógica. RE@ D-Revista de Educação a Distância e Elearning. Vol. 3, No. 1, pp. 1-5, maio/2020. Disponível em: https://journals.uab.pt/index.php/lead_read/issue/view/25. Acesso em 07/abril/2022.

SIEMENS, G. Connectivism: a learning theory for the digital age. International Journal of Instructional Technology and Distance Learning. Vol. 2, No. 1, Jan. 2005. Disponível em: http://www.itdl.org/Journal/Jan_05/article01.htm. Acesso em 11/ abril/2022.

SILVA, K. K. A.; BEHAR, P. A. Competências digitais na educação: uma discussão acerca do conceito. Educação em Revista [online]. 2019, v. 35. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102-4698209940. Acesso em 10/06/2022. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-4698209940

TRUST, T.; WHALEN, J. Should Teachers be Trained in Emergency Remote Teaching? Lessons Learned from the COVID-19 Pandemic. Journal of Technology and Teacher Education. Vol. 28, No. 2, pp. 189-199, 2020. Disponível em https://www.learntechlib.org/primary/p/215995/. Acesso em abril/2022.

Publicado

2022-07-28

Cómo citar

KENSKI, V. M.; KENSKI, J. M. Planificación Didáctica en la Educación Universitaria en tiempos de pandemias. Roteiro, [S. l.], v. 47, p. e30226, 2022. DOI: 10.18593/r.v47.30226. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/30226. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Seção temática: O ensino da didática na formação de professores

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.