Didactics Planning in University Education during pandemics times

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v47.30226

Keywords:

Didactic Planning, Teacher Training, Emergency Remote Teaching, Digital Didactic Learning

Abstract

This article presents results of exploratory research on the teaching planning process of university professors during the pandemic. Its objective was to identify the characteristics of a new pedagogical practice, digitally mediated, from the teachers' perceptions in at least three remote offerings of their disciplines. The study was based on the responses of 25 university professors, from different areas of knowledge, about changes in their didactic plans to develop online activities during the pandemic. For the study, we, as authors, developed a questionnaire, made available on a virtual platform and answered by the professors. The responses – voluntary and anonymous – were numbered, analyzed and distributed into five categories – time; organization; practices; resources and interaction. The analysis of these categories was based on the qualitative constructivist perspectives of Charmaz (2008) for the Grounded Theory. From the analysis, we sought the thoughts of authors who dialogued with the analyzed aspects. In the end, we consider that the planning for the use of digital technologies in emergency situations of online teaching during the pandemic constituted changes in the teacher's thinking and action. They guided the development of immersive in-service training, generating transformations in the way these teachers teach. We also understand that digital culture, in rapid transformation, requires continuous digital didactic training, for the use of the most advanced technologies, according to the contexts and teaching objectives.

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Author Biographies

Vani Moreira Kenski, Universidade de São Paulo

Possui Graduação /Licenciatura em Pedagogia e Geografia/UERJ. Mestrado em Educação (Currículo e Planejamento)/UnB. Doutorado em Educação/Unicamp. Atualmente é Profa. e Orientadora no Programa de Pós-Graduação em Educação da FE/USP. Foi Professora da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB) e da Faculdade de Educação da Unicamp. Vice-Presidente da ABED. Diretora da SITE Educacional Ltda. Foi Diretora da ANPAE e Coordenadora do GT 16 Comunicação e Educação da ANPED. Líder dos Grupos de Pesquisa MENT/NTC e SITE. Pesquisadora CNPq. Foi Professora, Supervisora Pedagógica e Coordenadora na SME do Rio de Janeiro. Foi Criadora, Coordenadora e Professora do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em "Design Instrucional para o ensino online", oferecido pela SITE Educacional em parceria com a UFJF. Criou e coordenou nova versão deste mesmo curso para o SENAC/SP. Possui diversos livros e artigos acadêmicos publicados entre os quais se destacam: "Tecnologias e Ensino presencial e a distância (ed. Papirus/ 2003) em 9a. edição; "Educação e Tecnologias: o novo ritmo da informação" (ed. Papirus/2007) em 8a. edição; "Tecnologias e tempo docente (ed. Papirus, 2015). Organizou e coordenou coletâneas como as publicadas nos livros: "Design Instrucional para Educação on-line" (ed. Senac/2015, 1a. edição; e Artesanato Educacional/2019, 2a. edição). Desenvolveu e coordenou pesquisas coletivas e abrangentes como "Grupos que pesquisam EaD no Brasil" (ABED, 2017). Escreveu artigos, prefácios e apresentações de livros orientados principalmente para as questões de formação docente; uso de tecnologias no ensino; formação de professores; didática e tecnologias; educação a distância; ensino online, entre outros assuntos voltados principalmente para as relações entre ensino e uso das tecnologias digitais. Orientou mais de 50 estudantes de Mestrado e Doutorado e mais de 50 estudantes de Pós-Graduação Lato Sensu (Design Instrucional). Organizou e participou de diversos eventos acadêmicos nacionais e internacionais.

Julia Moreira Kenski, Universidade 9 de Julho (UNINOVE)

Graduada, Mestre e Doutora em Administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.  Professora da Universidade 9 de Julho (UNINOVE)  e professora convidada da Universidade Mackenzie. Seus interesses de pesquisa são sobre a ação de profissionais no trabalho remoto, mediado pelas mídias digitais em diferenciadas organizações, públicas e privadas.   Seu atual foco de pesquisa se relaciona com as interações e envolvimentos sociais e culturais, além dos novos hábitos e arranjos físicos ocasionados pelo trabalho online remoto.  Atua também como sócia-diretora da SITE Educacional e da Lehrer Treinamento, empresas onde desenvolve ações de pesquisa e conduz processos de consultoria e treinamento em universidades e empresas.

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Published

2022-07-28

How to Cite

KENSKI, V. M.; KENSKI, J. M. Didactics Planning in University Education during pandemics times. Roteiro, [S. l.], v. 47, p. e30226, 2022. DOI: 10.18593/r.v47.30226. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/30226. Acesso em: 3 jul. 2024.

Issue

Section

Seção temática: O ensino da didática na formação de professores

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