A emergência de estudos de política curricular e o potencial de sua base teórico-metodológica

Autores

  • Ozerina Victor de Oliveira Universidade Federal de Mato Grosso
  • Celeida Maria Costa de Souza e Silva Universidade Católica Dom Bosco https://orcid.org/0000-0001-7074-5137

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v46.23191

Palavras-chave:

Políticas de currículo, teses e dissertações, ciclo de políticas

Resumo

Este estudo se situa no contexto das políticas de currículo existentes nos anos de 1990 no Brasil. Questionam-se análises que delas são feitas e enfrenta-se o desafio de pensar conexões entre fatores materiais e simbólicos em tendências teórico-metodológicas de pesquisas em política curricular com o objetivo de compreender implicações para a pesquisa no campo do currículo. Em seu desenvolvimento, recorre-se à noção de política de currículo como política cultural, defendida por Macedo (2004) e Oliveira (2008), e aos estudos de Bowe e Ball (1992) e Ball (1997), reconhecendo-os enquanto construção teórico-metodológica capaz de nortear o estudo. Os efeitos de perspectivas teórico-metodológicas se manifestam substantivamente em produções stricto sensu, por isso a decisão em analisar tais perspectivas em dissertações e teses. A seleção destas foi obtida a partir de resumos do banco de dados da Capes, com recorte naquelas defendidas entre 1995 e 2002, chegando a 15 dissertações e 8 teses. Conclui-se pela emergência da política curricular como objeto de estudo, destacando-se o potencial de perspectivas desenvolvidas a partir da cultura.

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Biografia do Autor

Ozerina Victor de Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), mestrado em Educação pela mesma universidade, doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Pós-doutorado em Currículo da Educação do campo pela Universidade do Estado de Mato Grosso.  É professora associada da Universidade Federal de Mato Grosso, atuando nos cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-graduação em Educação e como Pró-reitora de Ensino de Pós-graduação na UFMT. 

 

 

Celeida Maria Costa de Souza e Silva, Universidade Católica Dom Bosco

Graduada em História e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS); Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). É professora pesquisadora da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), atua nos Cursos de Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado (PPGE/UCDB).

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Publicado

10-09-2021

Como Citar

OLIVEIRA, O. V. de; SILVA, C. M. C. de S. e. A emergência de estudos de política curricular e o potencial de sua base teórico-metodológica. Roteiro, [S. l.], v. 46, p. e23191, 2021. DOI: 10.18593/r.v46.23191. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/23191. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de demanda contínua