Pressupostos da pesquisa e da formação continuada de historiadores docentes: uma contribuição da Educação Histórica

Autores

  • Thiago Augusto Divardim de Oliveira IFPR

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v45i0.23162

Palavras-chave:

Educação Histórica, Formação de professores, Práxis

Resumo

O artigo apresenta possibilidades de sistematização de pressupostos relacionados aos trabalhos desenvolvidos no âmbito do Laboratório de Pesquisa em Educação Histórica da Universidade Federal do Paraná (LAPEDUH – UFPR) no que diz respeito aos cursos de extensão voltados à formação continuada de professores de História das redes públicas de ensino (municipal e estadual). O tema central da análise está relacionado a um projeto experimental realizado em parceria entre o LAPEDUH – UFPR, o Instituto Federal do Paraná (Campus Curitiba) e a Secretaria Municipal de Educação de Curitiba, que resultou na produção de três vídeos relacionados aos temas dos cursos realizados em 2017 e 2018: “Educação Histórica e Temas Controversos da História”. A produção dos vídeos envolveu dois projetos de pesquisa e extensão do IFPR (das áreas: “Didática da História” e “Produção de Áudio e Vídeo”), e os produtos são voltados para professores interessados em temas do campo da Educação Histórica, resultando em um material paradidático produzido por professores para professores. O procedimento metodológico utilizado foi análise de conteúdo (FRANCO, 2007) dos vídeos a partir de um diálogo com as teorias da história que embasaram o curso e embasam as produções no âmbito do Laboratório. Entre os resultados apontamos a produção dos vídeos como divulgação do trabalho de historiadores docentes, as produções bibliográficas relacionadas ao curso de extensão; o diálogo entre a teoria e a práxis nas enunciações dos professores; e, ainda, a incorporação de elementos teóricos, metodológicos e estratégias didáticas discutidas em colaboração ao longo do curso.

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Biografia do Autor

Thiago Augusto Divardim de Oliveira, IFPR

 Professor de história no Ensino Básico Técnico e Tecnológico no Instituto Federal do Paraná (IFPR - Campus Curitiba). Possui licenciatura e bacharelado em História, especialização em "Mídia, Política e Atores Sociais" pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, Mestrado e Doutorado em Educação na linha Cultura, Escola, Ensino pela Universidade Federal do Paraná. Participou desde o segundo semestre de 2004 até o primeiro de 2009 do Grupo de Estudos de Didática da História (GEDHI), organizado no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (PPGE-UEPG). Desde a graduação, através de programas de Iniciação Científica, e em pesquisas posteriores atuou na seguintes áreas: didática da história, aprendizagem histórica, consciência histórica, professores de história e educação histórica. De 2008 até início de 2010, e novamente em 2012 lecionou História em escolas da rede particular de ensino e também foi contratado temporário pelo Estado do Paraná como professor de História (PSS). É Professor de História no Instituto Federal do Paraná (IFPR) desde fevereiro de 2013 e pesquisador do Laboratório de Pesquisa em Educação Histórica da Universidade Federal do Paraná (LAPEDUH - UFPR) desde abril de 2010.

 

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Publicado

15-06-2020

Como Citar

OLIVEIRA, T. A. D. de. Pressupostos da pesquisa e da formação continuada de historiadores docentes: uma contribuição da Educação Histórica. Roteiro, [S. l.], v. 45, p. 1–24, 2020. DOI: 10.18593/r.v45i0.23162. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/23162. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Seção temática:Aprendizagem histórica e formação de professores: contribuições da pesquisa em educação histórica

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