Formação continuada enquanto ética do cuidado de si

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v46i.22401

Palavras-chave:

Formação continuada, Cuidado de Si, Ética e formação humana

Resumo

Este trabalho investiga alguns pressupostos filosóficos de modelos ou formas de efetivação dos processos de formação continuada de professores. Partimos da apreciação crítica de dois grandes paradigmas fundamentais que sustentam concepções distintas de formação continuada, quais sejam, o “modelo tradicional de formação continuada”, calcado em uma perspectiva metafísica; e o “modelo contemporâneo de formação continuada”, calcado na gestão de si mesmo. Como aporte crítico-conceitual para dialogar com esses dois modelos e, especialmente, para prospectar novos pressupostos filosóficos para a formação continuada, investigamos a noção de cuidado de si, de Michel Foucault, tomando como base a obra A Hermenêutica do Sujeito. Com base na investigação interpretativa da filosofia de Foucault, concluímos que a modalidade continuada de formação de professores, quando tem seus pressupostos relegados a terceiros, não atende integralmente ao que julgamos ser sua principal finalidade, a saber, a transformação ética do educador. Em síntese, em consequência da pesquisa, essa finalidade é, em grande parte, alcançada, uma vez que a própria realidade do educador e seus diferentes problemas tornam-se objeto de estudo, pesquisa e reflexão, de modo que o conhecimento resultante desse processo, uma vez incorporado à prática do educador, conduz à transformação ética do si mesmo.

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Biografia do Autor

Marcelo José Doro, Universidade de Passo Fundo

Doutor em Educação pela Universidade de Passo Fundo, Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina e licenciado em filosofia pela Universidade de Passo Fundo. Professor do Curso de Filosofia e da Área de Ética e Conhecimento da Universidade de Passo Fundo.

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Publicado

24-09-2020

Como Citar

ROSSETTO, M. da S.; DORO, M. J. Formação continuada enquanto ética do cuidado de si. Roteiro, [S. l.], v. 46, p. e22401, 2020. DOI: 10.18593/r.v46i.22401. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/22401. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos de demanda contínua