O Pisa como indicador de aprendizagem de Ciências
DOI:
https://doi.org/10.18593/r.v45i0.20107Palavras-chave:
Avaliação em Larga Escala, Pisa, Ensino de CiênciasResumo
O Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) é um programa de avaliação comparada da aprendizagem de alunos, criado por países membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O objetivo deste artigo foi analisar os resultados do Brasil no conteúdo de Ciências, nos anos de 2006 e de 2015, no Pisa, procurando observar as mudanças ocorridas, em relação a aprendizagem de Ciências e em termos de políticas públicas para essas alterações. A metodologia utilizada foi a revisão de literatura, seguida de análise de documentos oficiais a partir de dados do Pisa e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os resultados indicam que políticas públicas devem ser desenvolvidas para a melhoria do ensino de Ciências, que se encontra em segundo plano, em relação aos conteúdos de Português e Matemática.
Downloads
Referências
ARAÚJO, M. de L. H. S.; TENÓRIO, R. M. Resultados brasileiros no Pisa e seus (des)usos. Estudos em Avaliação Educacional. São Paulo, v. 28, n. 68, p. 344-380, maio/ago. 2017. DOI: https://doi.org/10.18222/eae.v28i68.4553
BARRETO, F. C. de S.; DOMINGUES, I. O PNPG 2011-2020: os desafios do país e o sistema nacional de pós-graduação. Educação em Revista. Belo Horizonte, 2012, v. 28, n. 3, p.17-53. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-46982012000300002
BOLDARINE, R. F.; BARBOSA, R. L. L.; ANNIBAL, S. F. Tendências da produção de conhecimento em avaliação das aprendizagens no Brasil (2010-2014). Estudos em Avaliação Educacional. Fundação Carlos Chagas, São Paulo, v. 28, n. 67, p. 160-189, jan./abr. 2017. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/article/viewFile/4244/3346 Acesso em: 03 maio 2017. DOI: https://doi.org/10.18222/eae.v28i67.4244
BONAMINO, A.; COSCARELLI, C.; FRANCO, C. Avaliação e letramento: concepções de aluno letrado subjacentes ao Saeb e ao PISA. Educação e Sociedade. Campinas, v. 23, n. 81, p. 91-113, dez. 2002. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em: 15 abr. 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302002008100006
BRASIL. Brasil no PISA 2015: análises e reflexões sobre o desempenho dos estudantes brasileiros / OCDE-Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. São Paulo: Fundação Santillana, 2016a.
BRASIL. Diretoria de Avaliação da Educação Básica. Brasil no PISA 2015: sumário executivo. Brasília, 2015. Disponível em: http://download. inep.gov.br/acoes_internacionais/Pisa/documentos/2016/Pisa_brasil_2015_
sumário_executivo.pdf. Acesso em: 26 jun. 2018.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Pisa 2015: Análises e Reflexões Sobre o Desempenho dos Estudantes Brasileiros. São Paulo: Fundação Santillana, 2016b.
BRASIL. Lei n. 9394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 20 dez. 1996.
CALDERÓN, A. I.; BORGES, R. M. Avaliação Educacional: Uma abordagem à luz das revistas científicas brasileiras. Revista Ibero-americana de Evaluación Educativa, v. 6, p. 167-183, 2013.
CARVALHO, L. M. Pisa, Política e Conhecimento em Educação. Educação e Sociedade. Campinas, v. 37, n. 136, p. 601-607, jul.-set., 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v37n136/1678-4626-es-37-136-00601.pdf. Acesso em: 06 abr. 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/es0101-73302016168897
CASTRO, M. H. G. Sistemas de avaliação da educação no Brasil: avanços e novos desafios. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, Fundação Seade, v. 23, n. 1, p. 5-18, jan./jun. 2009. Disponível em: http://www.seade.gov.br>;
CORREIA, J. A. de A. V.; ARELARO, L. R. G.; FREITAS, L. C. Para onde caminham as atuais avaliações educacionais? Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 41, n. especial, p. 1275-1281, dez., 2015. Disponível em : http://dx.doi.org/10.1590/S1517-9702201508148846. Acesso em: 14 abr. 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-9702201508148846
DIAS SOBRINHO, J. Avaliação: Políticas Educacionais e Reformas da Educação Superior. São Paulo: Cortez, 2003.
FREITAS, L. C. et al. Avaliação e políticas públicas educacionais: ensaios contra regulatórios em debate. Campinas: Leitura Crítica, 2012.
GARCIA, P. S. et al. Austrália, Brasil e Canadá: Impacto das Avaliações no Ensino de Ciências. Estudos em Avaliação Educacional. São Paulo, v. 29, n. 70, p. 188-221, jan./abr. 2018. DOI: https://doi.org/10.18222/eae.v0ix.4824
LIBÂNEO, J. C.; OLIVEIRA, J. F.; TOSCHI, M. S. (org.) Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2012.
MAIA, P. F.; JUSTI, R. Desenvolvimento de habilidades no ensino de Ciências e o
processo de avaliação: análise da coerência. Ciência & Educação, Bauru, v. 14, n. 3, p. 431-450, 2008. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132008000300005
MAINARDES, J. As relações entre currículo, pedagogia e avaliação no contexto das avaliações de sistemas educacionais. In: BAUER, A.; GATTI, B. A.; TAVARES, M. R. (Org.). Vinte e cinco anos de avaliação de sistemas educacionais no Brasil: implicações nas redes de ensino, no currículo e na formação de professores. v. 2. Florianópolis: Insular, 2013.
MEDEIROS, L.; JALOTO A.; e SANTOS, A. V. F. A área de Ciências nas avaliações internacionais de larga escala. Estudos em Avaliação Educacional. v. 28, n. 68, p. 512-537, maio/ago. 2017. DOI: https://doi.org/10.18222/eae.v28i68.4582
MURI, A. F.; SOARES, T. M.; e BONAMINO, A. Funcionamento diferencial dos itens de Ciências do PISA: Brasil e Japão. Estudos em Avaliação Educacional. São Paulo, v. 28, n. 68, p. 538-570, maio/ago. 2017. DOI: https://doi.org/10.18222/eae.v28i68.4584
MURI, A. F., ORTIGÃO, M. I. R. A Alfabetização Científica Brasileira: um estudo a partir dos dados do PISA 2006. ANAIS da VII Reunião da ABAVE. Avaliação e currículo: um diálogo necessário. n. 7, 2013 p. 385-400.
ORGANIZAÇÃO PARA A COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO. PISA 2006 Technical Report. Paris: Organization for Economic Co-Operation and Development, 2007.
PIZARRO, M. V.; JÚNIOR, J. L. Os sistemas de avaliação em larga escala e seus resultados: o PISA e suas possíveis implicações para o ensino de ciências. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v. 19, n. 2776, p. 1-24, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-21172017190119
SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. de. Alfabetização Científica: Uma Revisão Bibliográfica. Investigações em Ensino de Ciências, v.16, n. 1, p. 59-77, 2011.
SOARES, S. S. D.; NASCIMENTO, P. A. M. Evolução do desempenho cognitivo dos jovens brasileiros no PISA. Cadernos de Pesquisa. São Paulo: Fundação Carlos Chagas; Campinas: Autores Associados, v. 42, n. 145, p. 68-87, jan./abr. 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742012000100006&lng=pt Acesso em: 18/05/2017. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742012000100006
TEIXEIRA, J. N. Categorização do nível de letramento científico dos alunos de Ensino Médio. Dissertação (Mestrado em Ciências) – Universidade de São Paulo. São Paulo, 2007.
VIEIRA, A. M. Acordes e dissonâncias do letramento científico proposto pelo PISA 2015. Estudos em Avaliação Educacional. São Paulo, v. 28, n. 68, p. 478-510, maio/ago. 2017. DOI: https://doi.org/10.18222/eae.v28i68.4410
WAISELFISZ, J. J. O ensino das Ciências no Brasil e o PISA. São Paulo: Sangari, 2009.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons – Atribuição – 4.0 Internacional.