Possibilidades da Educação Estatística como forma de análise crítica da realidade na escola indígena

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v44i2.17494

Palavras-chave:

Educação estatística, Educação escolar indígena, Educação Matemática Crítica, Formação de professores

Resumo

O artigo discute sobre uma pesquisa desenvolvida em escolas indígenas que teve como objetivo analisar as possibilidades de promoção do Letramento Estatístico no contexto intercultural do povo Xukuru do Ororubá, para fundamentar a ação docente e estimular o conhecimento matemático dos estudantes por meio de práticas reflexivas. Investigou-se se e como os conteúdos de Estatística eram trabalhados por professores dos anos iniciais do povo Xukuru e analisaram-se o planejamento e a realização de atividades em sala de aula envolvendo as etapas do ciclo investigativo no âmbito de um grupo colaborativo. Utilizou-se a observação participante, a entrevista semiestruturada com três professores indígenas, a análise documental em diários de aula de dois professores e a formação de um grupo colaborativo com a participação de 11 docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Constatou-se que os professores desta etnia, em termos gerais, desenvolvem um trabalho inicial com a Estatística, valorizando as características culturais da comunidade indígena com atividades interdisciplinares de construção de gráficos e tabelas e incluem também a pesquisa estatística por meio de atividades com intervenções nos diferentes espaços das aldeias. As vivências no grupo colaborativo possibilitaram experiências significativas sobre o ciclo investigativo, possibilitando a ampliação de habilidades.

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Biografia do Autor

Liliane Maria Teixeira Lima de Carvalho, Universidade Federal de Pernambuco

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (1983), Mestre em Psicologia Cognitiva pela UFPE (1998) e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2008). Atualmente é Professora Adjunta I do Departamento de Administração Escolar e Planejamento Educacional do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco, atuando como docente do Curso de Graduação em Pedagogia e como professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica - EDUMATEC do Centro de Educação da UFPE. Suas pesquisas abordam temas relacionados com o ensino e aprendizagem de Matemática e Estatística no Ensino Fundamental; psicologia da Educação Matemática; mecanismos de gestão escolar e planejamento do ensino da matemática; Gestão dos laboratórios de informática nas escolas públicas e o seu uso no ensino de conhecimentos matemáticos e estatísticos.

Sérgia Andréa Pereira de Oliveira, Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda em Educação Matemática e Tecnológica, Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica – Edumatec, Recife – PE, Brasil. Avenida da Arquitetura s/n, Cidade Universitária, CEP.: 50.740-550, Recife - PE – Brasil. sergia.andrea@gmail.com

Carlos Eduardo Ferreira Monteiro, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Educação, University of Warwick, Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica – Edumatec, Recife – PE, Brasil. Avenida da Arquitetura s/n, Cidade Universitária, CEP.: 50.740-550, Recife - PE – Brasil. cefmonteiro@gmail.com

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Publicado

05-07-2019

Como Citar

CARVALHO, L. M. T. L. de; OLIVEIRA, S. A. P. de; MONTEIRO, C. E. F. Possibilidades da Educação Estatística como forma de análise crítica da realidade na escola indígena. Roteiro, [S. l.], v. 44, n. 2, p. 1–20, 2019. DOI: 10.18593/r.v44i2.17494. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/17494. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Seção Temática: Educação e Diferença: diálogo e perspectivas

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