O que dizem os pais sobre o ensino e a aprendizagem de Matemática em escolas rurais

Autores

  • Carlos Eduardo Ferreira Monteiro Universidade Federal de Pernambuco
  • Fatima Maria Cruz UFPE
  • Iane Maria Alves UFPE

Resumo

Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa que focou a perspectiva dos pais sobre o ensino e a aprendizagem de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental em escolas rurais do Agreste de Pernambuco. O estudo se insere no debate sobre a reconceptualização do que se compreende como rural, cujos estereótipos que ainda persistem estão associados a um lugar atrasado, de pessoas ignorantes e com dificuldades financeiras, a despeito das mudanças que ocorreram em diversas áreas rurais do Brasil. O texto discute dados da pesquisa relacionados a entrevistas com pais e/ou responsáveis por alunos de duas escolas municipais. A apresentação das análises dos dados é permeada por extratos das falas dos participantes, os quais expressaram as compreensões que têm dos recursos vinculados à Matemática escolar e seus usos em situações cotidianas. As análises sugerem ambivalências nas falas dos participantes; por um lado, os pais consideraram as aprendizagens, a partir de uma variedade de recursos materiais, humanos e culturais, e, por outro, prevaleceram concepções tradicionais do que sejam o ensino e a aprendizagem de Matemática.

Palavras-chave: Educação Matemática. Escolas rurais. Relações família e escola. Educação do campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Eduardo Ferreira Monteiro, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Educação pela University of Warwick - Inglaterra - Professor Adjunto II da UFPE e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica do Centro de Educação da UFPE.

Downloads

Publicado

12-06-2012

Como Citar

MONTEIRO, C. E. F.; CRUZ, F. M.; ALVES, I. M. O que dizem os pais sobre o ensino e a aprendizagem de Matemática em escolas rurais. Roteiro, [S. l.], v. 37, n. 1, p. 23–50, 2012. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/1060. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)